sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Escultura no Campo Mais Que Ampliado 2



Aproveitando as férias e a minha dica de que deveriamos fazer um hobby para passar o tempo. Resolvi mostrar o trabalho de alguns artistas que trabalham o tema da escultura. Muitos podem achar o ato de criar algo tridimensional trabalhoso e dificil ( mas desenhar também não é facil e pintar é tão trabalhoso como esculpir). Nas férias é comum cursos de verão para os que praticam habilidades artisticas em escolas e faculdades, ou os que somente querem aprender algo diferente do habitual. Muitas pessoas que nem sequer imaginavam criar alguma coisa se surpreendem ao ver que possuem capacidade para moldar em argila ou talhar na madeira uma figura.
Os artistas que mostrarei não trabalham somente com este material. Muitos usam materiais inusitados e que ninguem imaginaria que serviriam para trabalhos artisticos. Espero que esta postagem ilumine a sua cabeça e quem sabe não queira experimentar fazer um artesanato, desenhar, estudar música, sei lá...Carpie diem!

Luise Nevelson
A escultora norte americana Luise Nevelson (1900-1988) queria criar algo entre a pintura e a escultura. Resultado criou verdadeiros paineis em que misturava restos de trabalhos de carpintaria e os colava criando um mosaico tridimensional. Depois ela pintava e assim tinhamos uma pintura sólida com 'cara' de escultura.

Meret Oppnheim
Nascida na Suiça, Meret Oppnheim (1913-1985) começou na pintura expressionista e depois se envolveu com os surrealistas May Ray e Marcel Duchamp. Criou esculturas como esta xicara coberta por pelagem para falar da relação conforto/estranhamento sensualidade e outras temáticas típicas do movimento surrealista.

Daniel Lee
O artista coreano Daniel Lee ou Li Xiaojing, trabalha com fotografias em que suas imagens dão a impressão de serem esculturas com textura. Os seus temas vão da mutação de homens e animais. Muitos podem coloca-lo na linha da arte grotesca em alguns casos e também surrealista.

Paulo Af (henderson marx 01)
Desenhista por vocação, Paulo Af cria obras que misturam temas do fantástico usando bonecos e miniaturas customizados. Sua arte entraria na visão grotesca e surrealista. Aqui ele trabalha o tema do mundo medieval com uma escultura de 10cm feita de massa de modelar, durepox, esmalte e pedaços de plastico.

Tatiana Blass
A artista paulistana Tatiana Blass realiza obras onde podem fundir a estalação e a performance. Em uma de suas obras podemos ver uma escultura feita de cera se desfazendo na frente do público encima de uma chapa de aço quente, mostrando a não duração dos objetos.

Nicolas Vlavianos
Escultor grego radicado no Brasil, Vlaviano já expôs em Brasilia diversas vezes. O seu tema fala da contradição do leve/pesado através de esculturas de metal que lembram passaros e homens de ferro com asas.

Yong Hoja
o escultor coreano Yong Hoja pode se considerar um artista que se preocupa com o meio-ambiente. Os seus monstros são feitos de pneus tratados e depois moldados. O resultado são criatuas mitológicas em tamanho gigante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário