sábado, 31 de dezembro de 2011

Escultura no Campo mais que Ampliado 3

Estou de volta com a postagem sobre escultores e seus trabalhos. Como percebi que muitos ficaram interessados no assunto, trouxe mais uma leva de artistas que trabalham a tridimensionalidade de forma única com os materiais mais bacanas que se tem noticia:

Victor Brecheret (1894-1955)
Ele nasceu na Italia, porém foi no Brasil que fez história. Victor estudou arte no liceu em São Paulo e depois ganhou uma bolsa para estudar em Paris. Começou imitando Rodin e depois, com o incentivo do movimento modernista passou a criar obras únicas como o conjunto arquitetônico da Pampulha. Mesmo depois de morto em 1955, sua contribuição e apoio as artes modernas são inestimáveis. Suas obras são na maioria feitas de granito e mármore e muitas delas estiveram expostas na capital federal.


 Francisco Brennand
Ele é considerado hoje o artista brasileiro mais ativo. Começou a criar seus primeiros trabalhos em 1954. além de escultor, também aprendeu a trabalhar na arte da gravura e da pintura. Sua fama começou quando ilustrou os livros do colega de escola Ariano Suassuna. Hoje quem vai a Recife pode admirar suas obras de cunho erótico (grandes falos e corpos femininos) feitos em cerâmica em seu instituto todo mantido pelo próprio artista.

Pablo Picasso (1881-1973)
Não há como falar em História da Arte sem citar o grande mestre Pablo Picasso. A sua importância é tão grande que seu nome está em instituições governamentais e até em automóveis. Nascido em Malaga (Espanha), Picasso deixou para a humanidade mais de 500 obras ( pinturas, desenhos, colagens e esculturas) entre muitas delas experimentações como esta obra que ele dizia ter feito por acaso. Feito de guidão e um banco de bicicleta ficou conhecida como 'Cabeça de Touro'.



Paulo Af
Seguindo a linha duchampiniana e de Picasso. Paulo Af utiliza o refugo do mundo tecnológico e de escala industrial do consumo: cria esculturas de variados tamanhos usando plástico, durepox, esmalte, tinta acrílica e massa de modelar. inspirado no mundo da espada e fantasia de revistas como 'Conan o Barbaro' e mitos monstruosos confecciona criaturas de 8cm a 10cm com cenários e adereços como miniaturas de um mundo que somente existe na imaginação.
    
Leon Ferrari
Artista plástico argentino, ele estudou em Milão. Ativista politico e bastante experimentalista, já chegou a fazer esculturas de arame e aço oxidável. Depois passou a trabalhar a poética contemporânea fazendo colagens e arte duchampiniana (elegendo objetos do cotidiano e os reorganizando até virarem obras artisticas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário