quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Guerra de Audiência: A crise da TV brasileira

     


Estamos no inicio das ferias de fim de ano. Os alunos que conseguiram fechar as suas notas já não se preocupam mais com os livros e deveres de casa. Muitos trabalhadores já pegaram o 13º salario e compraram os presentes de Natal dos seus familiares. Outros tantos irão viajar e conhecer ou 'matar a saudade' de lugares legais. Se você não se encaixar em nenhum desses momentos que citei agora, não se preocupe, tente curtir as ferias assim mesmo. A vida da gente não é como uma propaganda de banco ou de shopping center onde você vai ouvir no fundo aquela musica natalina (quero ver você não chorar, nem se arrepender do que faz... lembra dessa!?).
É deste ponto que eu digo aos que vão ficar em casa nas ferias. Procurem coisas legais como cursos ou iniciar um hobby e por favor não assista a televisão! Recentimente resolvi assistir a programação de algumas emissoras da TV aberta. Faz tempo que eu não fazia isso, pois o trabalho e a vida corrida não permite tal coisa. Então fui assistir a TV... Houve uma época em que eu era viciado em televisão. Me lembro que passava horas na frente da telinha (foi a época também em que tirei as notas mais baixas da escola e que não saia com as minas).
    
Pois bem, comecei a apreciar os programas da manhã e vi que até o meio-dia o que rolava era cenas de tiroteio e desgraça na Tv Record e cenas de culinaria com Ana Maria Braga na Globo. No SBT, passava alguns desenhos legais mais inumeras vezes reprisados que não surpreendiam mais ninguem. Depois fui almoçar e saborear um programa que passa numa rede local em que um cara esbravejava sobre uma vitima de tiroteio (ué ! isto também passou na Record).
    
Do meio-dia até as três da tarde o tema entre as emissoras eram: tiroteio, morte, tiroteio (não exatamente nesta ordem). No vacuo da programação ainda tinha o Video Show (cada vez mais insuportavel) e o Vale Apena Ver de Novo ( Ruthe cade a Raquel ?). No SBT, o homem do baú tirava do mofo a Maria do Bairro...
   
No inicio da noite fiquei em um duvida de ver Rebelde (versão ruim de algo que era pior no original) e a sempre ruim Malhação. Depois veio o Jornal Nacional, Jornal da Band, Jornal da Record (da lhe jornal!). No fim da noite alguns filmes que ja vi pirateado e algumas emissoras que mostram uns religiosos prometendo o Céu e curas milagrosas com copo d'água, jejum do desemprego, corrente do desesperado e etc.
 Depois disso tudo fui dormir e esperar o dia para começar tudo de novo. Não é a toa que a Rede Globo hoje já não consegue ter 50% do ibope do passado e que emissoras ruins como a Record ganham popularidade: A Tv aberta esta moribunda e o que salva o individuo hoje em dia é a Internet e as Tv's a cabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário