quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

São Francisco de Assis e a arte dos presepios


Não existe data mais emblemática e mais importante para o Ocidente que o Natal. Já não é de hoje que se discute se realmente Jesus Cristo nasceu realmente em uma noite de 25 de dezembro a dois mil anos. Historiadores, arqueólogos e teológos discutem o porque da comemoração natalina, e existem vários motivos para isto:

 Os europeus comemoravam o solsticio de inverno neste e agradeciam aos deuses do tempo como Odin e Thor pela boa colheita. Para neutralizar estas festa pagãs a Igreja instituiu que neste dia seria comemorado o dia do nascimento de Cristo.

 A controversa figura do Papai Noel: para a Igreja Católica ele foi um bispo que costumava presentear os pobres com sacos de moedas jogado nas chaminés das casas; para os pagãos existia uma divindade que tinha como bom comportamento presentear os desafortunados, principalmente crianças.
Mesmo com estas questões levantadas, o Natal já está em nosso incosciente coletivo e acho dificil que por estudos cientificos e históricos as pessoas irão deixar de festejar o nascimento do Salvador. O importante da data está em trazer para o coração do homem a paz e o 'amor ao próximo' como os ideias que Cristo pregara independente da época.

É por isto, que penso na figura de São Francisco de Assis. Foi ele quem criou a arte dos presépios, tentando levar a humildade da familia cristã para os pobres e iletrados. Filho de um rico comerciante e como todo jovem despreocupado com a vida; Francisco foi para os campos de batalha expulsar os sarracenos e os mouros que estavam invadindo a Europa. Voltou da guerra doente e foi nessa situação conturbada, que ele disse ter ouvido a voz de Deus pedindo para ele restaurar a Igreja. Depois disso se tornou eremita e foi viver entre mendigos e leprosos. Costumava pregar sobre a fraternidade e sobre o valor do homem, bem como da importância da natureza ( muitos o consideram o primeiro ecologista da história).
Depois que ele construiu o primeiro presépio feito de bonecos de barro ( e fez encenações com atores), o artigo virou um dos símbolos do Natal. Hoje todo mundo pode comprar, ou melhor ainda, confeccionar o seu próprio presépio com menino Jesus, Maria, José, os pastores e os três reis magos.
      
Antes de São francisco o tema do nascimento de Cristo só era retratado em forma de pinturas (retabulos). Nas igrejas é comum os grupos paroquianos fazerem os seus presépios de argila, papel, e cola. Com advento do plastico muitos compram os bonecos e criam o resto da decoração ( a gruta pode ser feita de isopor ou papel de embrulho amassado). De toda a maneira não existe forma mais artistica e tocante de contar a história de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário