sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Mensagem Subliminar 2: O olho e a imaginação


Continuando a postagem anterior sobre mensagem subliminar. Trago mais evidências de que na maioria das vezes é a imaginação do espectador que criam estes fenômenos e não a obra analizada. Um dos exemplos bastante usado pelos adeptos da mensagem subliminar e o chamado backmasking em musicas de artistas famosos com intuíto de passar mensagens malignas. O termo em si significa, volta ou retorno para algo mascarado, ou escondido.
Ha quem acredite que os artistas fazem estas coisas para promover os discos já sabendo que existem curiosos que irão rodar as músicas em sentido contrário. Para os extremados religiosos é uma conspiração de corporações ou grupos demoniacos que querem propagar o poder do Belzebu na Terra.
Este disparate surgiu nos anos 50 entre protestantes e fanáticos religiosos americanos que estavam preocupados com as atitudes de rebeldia dos jovens. Como bode expiatório disseram que eram as músicas de rock in roll e os quadrinhos que estavam deixando os jovens 'loucos' por terem mensagens demoniacas em seus conteúdos.
   
Qualquer pessoa inteligente e ciente dos fatos históricos saberia que as mudanças dos jovens apenas acompanhavam um mundo que estava no meio de guerras (1ª e 2ª Guerra Mundial), as mudanças politicas como a ascenção do Comunismo no Leste Europeu e as mudanças comportamentais das chamadas minorias (mulheres, negros...). Fica muito mais facil entender a mudança dos jovens por estes fatores do que se apegar a ignorância da crença  em seres miticos que manipulam a alma do homem.
Se você rodar um disco de trás para a frente o máximo que você ouvirá e sons de silabas e vogais em distorção. Dependendo da imaginação de quem ouve, você pode escutar um monte de sons desconexos e sem lógica ou mensagens ocultas bizarras e engraçadas. Uma banda que brincou com este tema foi o grupo britânico Queen: em umas de suas músicas chamada de 'One Vision' na última estrofe se escuta Fred Mercury cantar de tras para frente uma frase que no inicio da música seria "Deus fala conosco de modo estranho" na verdade a tradução distorcida da frase seria " frango com batata frita, por favor". Uma brincadeira hilária em cima do Backmasking.

Para jogar logo uma pá de cal neste tema vou aos trabalhos do psicanalista suiço Hermann Rorschach. Que usava cartões com imagens de manchas na qual o intuito era investigar a personalidade de individuos expostos aos seus estudos.
Na mesma linha do metodo da projeção de Freud, a ideia de Rorscharch era fazer o paciente projetar através de manchas o que lhe afligia ou que poderia ser seu objeto de obsessão. As manchas podem ter qualquer significado dependendo de quem as olhas. Resolvi pegar um exemplo da Internet para mostrar como funciona. Você poderá dizer o que vê, sabendo que não existe uma resposta definitiva e de acordo com a sua imaginação pode se ver inumeras figuras nas manchas.


Gostou do metodo de Rorscharch? Com isto, espero ter falado sobre as mensagens subliminares. Não quero dizer que elas não existem, mas apenas que é um metodo muito mais de tecnica publicitaria (quando sabiamente utilizado) do que um fenômeno sobrenatural ou ligada a fatores demoniacos. Crer em alguma coisa e importante, porém mesmo a crença requer raciocinio, para não cair em fanatismo. Deixo como leitura os seguintes livros: A Alegoria de Frlavio R. Kothe, Obra Aberta de Umberto Eco, A Ordem do Discurso de Michel Foucault, Imagens & Símbolos de Mircea Eliade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário