quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sessão Nostalgia: A trilha sonora de sua vida


Atire a primeira pedra quem  nunca após assistir um filme no cinema ou na TV, ficou cantarolando ou lembrando a música que tocava durante a exibição da pelicula. Pois é, desde que o cinema passou a ser em cores e ter som, a música deixou de ser um mero adereço para fazer parte da realização de um filme.
Toquei em uma banda durante quase 10 anos, e de vez em quando a gente tirava uma música de um filme para se divertir nos instrumentos. A minha preferida até hoje é o tema do filme 'Conan O Barbaro' de 1982, contudo tem também a música do filme 'Os Caçadores da Arca Perdida' ( fiquei empolgado quando aprendi a tocar esta música em um teclado Casio vagabundo).

Enquanto estava fazendo esta postagem estava ouvindo um CD do filme 'Demolidor' de 2002. O meu irmão tem um grande acervo de Cd's de trilha de filmes e passamos horas, as vezes, conversando sobre este e aquele compositor que fez musica tal e etc... Geralmente quem gosta muito de cinema acaba tendo como hobby colecionar as trilhas pois elas de forma subjetiva conectam o espectador a imagem.
   
Durante as décadas de 20 e 30 o cinema ainda era mudo. Os atores gesticulavam pois sabiam que suas falas não podiam ser ouvidas. Foi nesta época que as comédias pastelão de Charles Chaplin (bastante dependentes de um humor fisico) eram populares. Neste periodo os filmes eram exibidos em teatros (as salas exclusivas de cinema ainda não existiam) e os filmes tinham um som ao vivo feito por um pianista que ficava no canto do tablado enquanto o filme passava na tela.
Este processo foi acontecendo até o dia em que consiguiram finalmente colocar sons nas peliculas ( o primeiro filme falado foi o 'Cantor de Jazz' em que um ator se pintava de negro e cantava). Na época achavam os atores que os filmes perderiam seu encanto e muitos deles poderiam ficar desempregados. Charles Chaplin, como grande inovador que era, nem ligou para isto e como era compositor aproveitou o som para criar as trilhas sonoras de seus filmes. Hoje músicas de filmes como 'Luzes da Ribalta' e o 'Grande Ditador' são lembradas até hoje por quem gosta de cinema e aprecia música pop.
Com a importância  nas cenas e o surgimento dos videoclipes, as músicas feitas para os filmes cairam no gosto popular. Hoje quando se fala em um filme, na maioria da vezes, as pessoas já lembram logo de cara da música. Além disso, inumeros compositores criativos ajudaram a dar mais credibilidade e importância para as trilhas: John Williams (compositor dos filmes 'Super Man', Indyana Jones, 'Star Wars'), Howard Shore ('Senhor dos Aneis', Batman Begins'), Danny Elfman ('Edward mãos de Tesoura', 'Cavaleiro sem Cabeça', 'Homem-Aranha'), Hans Zimermann ('Gladiador', 'Falcão Negro em Perigo'), Basil Poulidoris ('Conan O Barbaro') e Vangelis ('Carruagens e Fogo', '1492 A Conquista do Paraíso')...

Todos eles e muitos outros deixaram o cinema mais envolvente e mais divertido e sentimental, com suas músicas que gravam na retina as imagens  em nossas almas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário