sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sessão Nostalgia: A Volta dos que Não Foram


Lembra do filme do Super Man em que ele da uma volta ao redor do mundo e retrocede no tempo? Se você não lembra ou nunca assistiu ao filme tudo bem, o que eu queria era fazer uma analogia com o que está acontecendo atualmente no mundo do entreterimento.
De repente os anos 80 voltaram não somente no corte de cabelo e roupas estravagantes de Lady Gaga, mas no mundo do mass media ouve um total dejavi. Desenhos animados que a garotada que hoje se encontra nos seus trinta e pouco anos assistia com empolgação voltaram a ativa.
 
Nos cinemas os robôs Transformers se tornaram fenômeno de bilheteria e trouxeram junto brinquedos e outras bugingangas que para quem era criança na decada de 80 era desejo de consumo. Eu por exemplo, era louco para ter um destes carros que viravam robô e cheguei a ter alguns que infelizmente se perderam.
  
Atualmente quem promete fazer os nostalgicos irem as lagrimas são os Smufs. Na época em que programa infantil não era sinônimo de  chato, assistiamos os Smurfs no programa Balão Mágico. Os estranhos seres azuis miniaturizados que eram perseguidos pelo perverso Gargamel eram divertidos e tinham um ar de ingenuidade raro na época em que a maioria dos desenhos animados tratavam de guerra e violência ( alguem lembrou do desenho do Rambo?).
 
Outro que promete muito é a volta dos Thunder Cats aos desenhos animados. Os heroís meio homens e meio felinos estão com um super desenho que aparentemente tenta manter o que os antigos fãs conheciam e gostavam na antiga versão. De toda forma para os que não conheceram vale lembrar que era um super desenho animado meio americano e japonês que tinha muita ação e aventura. O simbolo dos personagens até hoje é copiado e usado em camisetas só para citar o poder que o desenho tinha na época.
 
Outro que promete voltar a qualquer momento repaginado é o He-Man. Ele era a tradução do que foi os anos 80: tinha muito exagero, moralidade e as vezes cinismo. O preguiçoso principe Adam era na verdade He-Man, o poderoso guerreiro protetor do castelo de Greyskull contra os ataques do afetado Esqueleto. O desenho era cheio de lições de morais que as vezes chegavam a hipocrisia ( era comum o He-man salvar o Esqueleto ou deixar o vilão fugir com a desculpa de que até o ser mais malvado merecia salvo conduto). No final dos anos 90 surgiram novas versões do desenho, nenhuma como o sucesso do original.  Em 2002 veio uma nova versão que apesar de ser muito boa não fez o sucesso esperado. Nesta versão a lição de moral foi pro 'espaço' e o Esqueleto deixou de ser afetado para ser um ditador cruel e com uma historia definida para explicar o seu fascinio pelo castelo de Greyskull. Pena que os fãs não gostaram!

Do jeito que a coisa está indo,  falta só tirar do formol o Bozo, o Fofão e o programa da Xuxa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário