sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sessão HQ: O Limbo das Historias em Quadrinhos


Estava conversando com um colega fã de quadrinhos como eu em uma festa nestes dias. Falavamos da novas fases dos gibis bem produzidos e colorizados por computador da Editora Panini e Conrad. Ele me contava das novas sagas da Marvel, sagas que aliás eu não acompanho por não estar mais comprando gibis de super-herois, que para ele estão bem elaboradas e bem desenhadas...
No mesmo instante eu retruquei que estava lendo quadrinhos adultos como Ranxerox e coisas como Hellblaizer da Vertigo. Meu amigo ficou por um instante em silêncio, ele adora quadrinhos de super-herois e não entendeu (ou não Gostou) de perceber que eu estava acompanhando outro tipo de gibi. Resolvi então justificar.
   
Eu parei de ler historias em quadrinhos no meio da década de 90. Por que? Bem foi neste periodo no mercado editorial que surgiu a Image Comics, uma editora formada por artistas insatisfeitos com os mandos da DC e da Marvel. Até ai tudo bem. As duas maiores editoras de quadrinhos dos EUA ficaram muito milionarias explorando os artistas sem dó e piedade (só o fato dos familiares dos criadores do Super Man ter movido ações contra a DC já prova como estas grandes empresas exploram) e achava natural que alguns artistas insatisfeitos fizessem algo revolucionário para mudar o mercado.
    
A Image Comics prometia mudanças drasticas no mundo dos gibis, artistas que eram consideradas estrelas por seu estilo de desenho visto como inovador (na época) como Jim Lee, Toddy Marcflane, Rob Liefeld criaram personagens bizarros como Gen 13, Spawn e W.I.L.D Cats e vendiam como algo inédito!
No inicio os personagens agradaram e muito o publico, porém como o tempo sempre prova, tudo não passava de um 'bolo de noiva' de gosto amargo. Spawn tinha um visual bacana, mas as historias eram horriveis e copiavam sem brilho a saga de Dante. Gen 13 e W.I.LD Cats eram versões vagabundas dos X-Men. O pior era ver os deslumbres dos moleques que insistiam em copiar o estilo de desenho dos caras: Rob Liefeld não sabia desenhar anatomia humana, Jim lee era outro que ilustrava mulheres de cintura fina como a Barbie e homens da cabeça pequena e corpos exageradamente musculosos e Marcflane...era melhor design de brinquedos que desenhista.

Depois de ver a Image parei de ler quadrinhos de super-herois e confesso que se não fosse pelo cinema que trouxe aos nossos olhos personagens bacanas como Homem-Aranha e Batman eu nem sentiria falta! a DC e Marvel doidas para ganhar dinheiro inventaram marmeladas do tipo 'Morte do Super Man' e clonagem do Homem-Aranha. No fim, o dinheiro fala mais alto que o bom senso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário