domingo, 31 de julho de 2011

Projeto de Química: Cubo de Rubik + Tabela períodica= jogo lúdico!


Atire a primeira pedra qual foi o aluno que nunca teve a vontade de esganar o professor por não entender a materia em sala de aula? Muitos alunos culpam o docente por não entenderem por que a formula X da tal  resultado ou por que a junção de dois elementos dará em Y, devido a complexidade da disciplina. Eu, por exemplo, nunca fui entusiasta das matérias lógicas como matemática e física e entendo a frustração de muitos alunos com estas matérias. Seria hipocrisia eu dizer 'é fácil fulano, como respirar' ou 'não tem problema'. Alguns alunos mais espertos desenvolvem métodos para facilitar o aprendizado, outros recorrem a reforço escolar...pra tudo se tem um jeito, temos é que tentar.
Na escola em que me encontro está iniciando os preparativos para a Feira Anual de Ciências. É aquele corre corre com materia e adquação interdisciplinar para todos os lados! O nosso tema é sobre 'A Química em Nossas Vidas' e estamos preparando o conteúdo para trabalha-lo. Como professor de artes tenho que dar a minha contribuição e assim pensei: O que fazer na feira de ciências? Que tipo de trabalho realizar que seja divertido e ludico e que fuja dos tradicionais cartazes?
De tanto pensar, cheguei na conclusão que deveria pensar em uma especie de jogo. O pessoal da escola pediu para eu fazer uma pesquisa sobre a historia da química. Por sorte encontrei a historia da Alquimia e como gosto de falar da antiquidade foi legal saber sobre os primeiros alquimistas medievais, arabes e chineses e sua busca pela pedra filosofal e o elixir da longa vida. Da pesquisa da alquimia cheguei a química moderna e me deparei com a Tabela periodica e quimicos como Dmitri Mendelev.
    
Os professores de química perguntaram se eu poderia trabalhar com os alunos a tabela e aí pensei ' A tabela é colorida, mas meio chata de estudar, cheia de siglas e numeros... deveria ser mais facil de usa-la em sala.' Com este pensamento, procurei um suporte para trabalhar a tabela e percebi que o cubo mágico ou Cubo de Rubik seria o suporte bacana! Ele é colorido e como necessita de interação pode ser divertido para o estudante. Comprei uns três e busquei na internet a historia do brinquedo e como monta-lo. É complexo e fascinante. Mostrei a ideia de um prototipo que fiz em casa para os alunos da EJA: alguns fizeram uma cara de espanto, outros gostaram da ideia e outros ficaram com medo. No fim, para quem já fez projeto de xadrez em sala o cubo será uma experiencia única. Vamos ver o que vai dar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário