segunda-feira, 18 de julho de 2011

Guerra mitológica: Confecção de tabuleiro de Xadrez

 
Assim que este blog começou no início do ano, postei um artigo sobre a confecção de miniaturas feitas de durepox realizadas por mim. A intenção era mostrar o meu hobby porém, a coisa foi mais além. Não só ampliei o numero de miniaturas confeccionadas como desenvolvi um tabuleiro de xadrez para utiliza-las.
A idéia de criar um jogo de xadrez me veio a cabeça alguns meses atrás. Como gosto do jogo (apesar de não ser nenhum jogador profissional, pois perco todas as partidas que jogo) resolvi leva-lo para a sala de aula. Comentei também em um artigo posto neste blog sobre a história do xadrez e como ele pode ser interpretado não somente como um jogo de estrategia militar, mas também que podemos fazer o nosso proprio xadrez!
     
Os meus alunos da EJA fizeram as suas versões. Demoramos dois meses e tudo saiu bem legal! Simultaneamente eu continuei a confeccionar o meu até termina-lo. Como podem ver algumas peças fazem citações a seres mitologicos e históricos: temos cavaleiros medievais, unicornios, dragões, medusas, gladiadores romanos...Para realizar este jogo fiz uso de pesquisas em livros de Historia da Arte, historia das civilizações, filmes e livros de simbologia e mitologia.






Fico super emocionado em mostrar este trabalho e já recebi encomenda para fazer um similar para um conhecido. Posso fazer outros tabuleiros! É tudo questão de pesquisa: por  exemplo, se eu quiser um jogo de xadrez usando o tema o egito antigo terei que pesquisar sobre as principais dinastias e quais reis lideraram exercitos etc. Além, de uso de material como durepox, tinta acrilica, madeira,bonecos de plastico de R$ 1,99 e papeis de varios tipos...fora o tempo necessario para fazer tudo ( um mês no máximo).
Enfim, os que curtem xadrez como eu e a confecção de esculturas podem dar dicas e ideias que estarei disposto a testar e criar novas obras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário