sábado, 30 de abril de 2011

Exposições de Arte parte IV

Retorno mais uma vez com informações maneiras sobre as exposições que estão ocorrendo em Brasilia. Até agora tivemos exposições que não ficaram nada a dever com as que ocorrem no eixo Rio-São Paulo. Tivemos Tarsila do Amaral, Fernando Botero, Hélio Oiticica somente nestes ultimos cinco meses.

Agora trago informações de uma exposição que aguardo à muito tempo: Islã, Arte e Civilização. Está exposição estará nos dias 26 de abril até o dia 3 de julho. Isto é, você tem três meses para ir ver obras históricas dignas de museu etnográfico em terra brasiliense. As pessoas costumam reclamar que não vêem exposições como está por aqui e 'danam a meter pau' na arte contemporânea. Quero só ver a disculpa que as pessoas irão arrumar para não verem está bela exposição.

O CCBB reuniu um acervo que constam de livros antigos, pedaços de palacios e esculturas em pedras datadas do século IX até o XIV. Este periodo é rico em informações porque foi nestes tempos que o islamismo expandiu-se no Ocidente e em partes da Asia e da África.

Os artistas islamicos priorizam a escrita e trabalham com ela na arte do arabesco e formas geometrizadas com requinte e detalhismo. Podemos ver também a importância da religião na vida deles, desde lindas iluminuras das paginas do Corão, até a uma lápide. Na exposição também, são mostrados astrolábios, e livros cientificos escrito pelo sábio Avicena. O que prova uma civilização com um teor intelectual muito grande. Um exemplo é os estudos matemáticos dos arabes que usamos até hoje.

Com os conflitos no Égito e os fatidicos casos de terrorismo, vale apena ir ver está exposição. Quem sabe tiramos assim o nosso preconceito em relação aos islamicos!Deixo como dica de leitura um livro que comprei a pouco tempo chamado 'Combatentes de Alá' da Editora Larousse e escrito pela cientista politica Ayesha Jalal. O livro conta a história da Jihad e como um conceito religioso foi sendo deturpado até virar uma simbololia terrorista.Vale a pena ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário