sábado, 30 de abril de 2011

Cinema X Literatura: a visão do diretor de cinema sobre um mito


O cinema... um passaporte para um outro mundo! Uma máquina do tempo que nos leva ao passado e o futuro em forma de imagens que se movimentam diante de nossos olhos. Os atos heróicos, o romance e o drama que batem forte ao coração. Gosto muito de cinema. Amo a sétima arte e costumo sempre que posso ver pelo menos uns três ou cinco filmes no final de semana. Dificilmente encontrei alguem que não gostasse de ver um filme. O cinema é cultura! É diversão!

Porém, nem sempre podemos levar a frase 'que uma imagem vale mais que mil palavras' a sério, ainda mais se não sabemos do que a imagem se trata. Fui ontem assistir ao filme do 'deus do trovão' Thor. Gostei muito: tinha efeitos bacanas, uma história legal, atores bons...só que tinha um único problema. Muitas pessoas podem não saber quem foi Thor. E aí o que é para ser diversão pode virar erro de conhecimento.
     
O filme trata de um super-heroí que foi inspirado na mitologia nórdica. Se você nunca ouviu falar da mitologia nórdica precisa conhece-la para não assistir ao filme e achar que tudo aquilo é  verdade. Thor é uma divindade escandinava que dominava os céus e por isto, era o deus do trovão. Seu pai Odin (wotan) era um deus que adorava combates e guerras e por vezes era muito cruel com a humanidade. O irmão de Thor, Locke, era o deus dos trapaceiros e controlava a grande serpente que um dia consumiria a Terra. Segundo as lendas escandinavas o  mundo seria destruido com a fatidica batalha entre Midgard ( a Terra) e Asgard ( o mundo dos deuses) provocada por Locke e os terriveis gigantes de gelo (seres que habitavam a Terra antes dos homens e dos deuses). Este dia seria chamado de Ragnarok (uma especie de apocalipse da mitologia nordica).

Se a molecada não ir atrás de pesquisar e ler uns bons livros, vai achar que o filme é uma biografia da mitologia nórdica. O que de fato não é! Como eu disse o filme é muito bacana, contudo, ele não retrata a mitologia de Thor como ela realmente é. O mesmo aconteceu no filme 300 e no Furia de Titãs: o personagem do Xerxes foi um conquistador muito sábio e propagador do mundo persa e não um afeminado cheio de percings como no filme dos 300. Na mitologia grega Perseus morre de forma trágica após combater o Craken e não fica com a Io, uma ninfa que nem sequer consta na historia original grega.
     
Em outras palavras, podemos assisitir a estes filme e nos divertirmos com eles. Porém, temos que ter cuidado e não leva-los como fato histórico. Os diretores costumam dar uma visão pessoal as estas histórias e as vezes retiram muitas informações em troca da diversão. Por isto, assista ao filme e leia os livros para comparar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário