sábado, 16 de abril de 2011

Foto arte II: A fotografia e percepção


Assim que iniciei este blog, uma das minhas primeiras postagens foi sobre a fotografia. Mais precisamente da foto artistica. Hoje em dia graças cada vez mais a nossa situação financeira estável ( não ficamos ricos ainda mas, pelo menos podemos comprar artigos de consumo antes não acessiveis as classes C e D) e a tecnologia cada vez mais prática pode-se fazer trabalhos fotográficos dinânimos. É lógico que nem todo usuário de uma Kannon pode se tornar um Sebastião Salgado, já que antes da máquina o cidadão tem que ter um olhar sensivel e artistico ( e conhevamos nem todo mundo tem estas qualidades).

Procuro sempre dizer que nenhum desenhista nasce com 'dom' ou algo sobrenatural. É a percepção que em algumas pessoas é mais aflorada que faz a diferença. Se você pegar um caderno de desenho e um lápis e começar a retratar os objetos que tem em casa, com o tempo sua mão vai ficar mais leve e agil. Temos que esquecer que conhecemos o objeto retratado, temos que olhar para ele como se fosse a primeira vez. Dessa forma, sua mente não se agarra a sua memória e você passa a desenhar realmente o que vê.
 
Penso que a mesma coisa é com a fotografia (não sou fotografo profissional nem sou artista). Percebo que quando eu foco a lente da camera para algo que penso ser a primeira vez que estou olhando, as minhas fotos ficam bacanas. Não importa se é uma casa, uma árvore ou animal de estimação. Eu finjo que estou cego e então penso estar olhando o objeto como se fosse meu primeiro contato com ele. Depois eu 'clico' e pronto: a minha visão particular esta lá, que nem um aborigene que pensa que a máquina captura a alma.

Esta ocorrendo no Museu Nacional da Republica a exposição 'Fotografia em Revista', onde as principais revistas da Editora Abril da década de 60, 70, 80 e 2000, mostram a história registrada pelo olhar aguçado de fotografos nacionais incriveis. O acervo é tão vasto e bonito que relembrei o tempo em que meu pai tinha a assinatura da Veja quando eu era moleque. A exposição vai ficar de 17 de março a 24 de abril.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário