sábado, 9 de abril de 2011

Quadrinhos de Terror: quando ter medo era bom


Falei recentimente do que chamei de 'quadrinhos da era de ouro'. Aí puxei de memoria outros quadrinhos que gostava. A pouco tempo comprei uma edição especial do personagem de terror adulto Constantine, também conhecido como Hellblazer, da editora Panini da linha Vertigo. Esta linha de quadrinhos pertence a DC Comics a detentora do Super Man e do Batman.

Bem... depois de ler Hellblazer comecei a recordar os gibis de terror que lia na infância. Como toda criança eu tinha medo do monstro bicho papão e de lugares escuros. Também tinha pesadelos após assistir filmes que continham cenas de violência como 'Sexta Feira 13' e o 'Exorcista'. Ironicamente, adorava ler gibis que tinham estorias de lobisomens e vampiros.
    
Costumava folhear as revistas da extinta e saudosa Editora Bloch. A minha preferida era a 'Capitão Mistério', onde as estorias do Drácula e sua filha Mirza eram publicadas. Um dos desenhistas preferidos e que já comentei era o Eugênio Colonnese. Era ele quem ilustrava as estorias do Conde Vlad Tepes, sempre usando o erotismo como valvula de escape, desenhando mulheres esculturais e semi nuas.

Outro desenhista que fazia estorias bacanas era o Shimamoto. Assim como Colonnese, ele desenhava estorias de terror na maioria sobre zumbis com um forte apelo erótico. Estes gibis eram em preto e branco e tinham roteiros até simples mas, todos feitos por artistas nacionais. Aliás, como a tradição de fazer super herois era dos americanos os nossos artistas brasileiros conseguiam espaço no dificil mundo editorial desenhando e escrevendo estorias de terror.

A primeira linha de terror que veio para o Brasil veio dos EUA. A revista 'Contos da Kripta' era um derivado em forma de quadrinhos de um seriado norte americano. Esta revista serviu de base para que desenhistas e roteiristas podessem criar suas estorias e assim desenvolver um gênero que na maioria das vezes era mais voltado para o publico adulto que para o infantil.
Durante os anos 70 e 80 estas revistas junto com o 'Conan o Bárbaro' e a revista 'Heavy Metal' fizeram uma revolução nos quadrinhos ao mostrar que gibi não era somente entretenimento de garoto. Infelizmente nos anos 90 as revistas de terror praticamente sumiram das bancas. Hoje em dia o melhor exemplo de quadrinho de terror e Hellblazer e Walking Dead e algumas reedições dos trabalhos do já falecido Colonnese.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário