sábado, 10 de setembro de 2011

Spartacus: Verdade ou Mito?


Existem alguns personagens históricos que possuem tão pouca informações sobre ele que os poucos relatos que o cercam chegam a ser mais lendários que veridicos. Pouca coisa se sabe sobre a juventude de Cristo, o que gera inumeras especulações. Uma personalidade interessante destas envolta em mistérios é o gladiador Spartacus.
 O personagem ficou muito famoso graças ao filme épico dirigido por Stanley Kubrick na década de 60. Depois deste filme o gladiador vindo da Trácia (pelo menos é o que se diz sobre sua nacionalidade) que se revoltou contra o seu mestre e liderou a chamada terceira revolta servil virou uma espécie de ícone e passou a ser referência nos cinemas.
Muitos personagens de filmes épicos são xerox de Spartacus: o Maximos Comodus do filme Gladiador dirigido por Ridley Scott é um ex-gerneral romano que é traido por seu chefe e que depois de virar escravo se torna gladiador e assim resolve vingar dos inimigos. Foi desta forma a vida de Spartacus.

Guerreiro habilidoso e depois transformado em escravo, foi levado para Cápua onde no ludus (academia de luta) de Batiatus ganhou fama no esporte de luta. Muitos estudiosos explicam que Spartacus entrou para a história por fatores politicos e economicos da época (Roma havia crescido em território e estava com excedente de escravos ao mesmo tempo a corrupção no mundo juridico de Roma estava simultaneamente aumentando).
com muitos escravos para cuidar e cidades super populosas e pouco fiscalizadas, sobrava para o imperador romano e seus legisladores se esbaldar em festas de orgias e sangria financeira enquanto a população bastante empobrecida se distraia com as lutas de gladiadores.

Spartacus então com a ajuda de um escravo gaulês chamado Crixus resolvem liderar uma revolta contra os seus superiores e a partir daí insuflar a enorme população de servos que transitavam por Roma. Com poucas informações sobre sua vida restou a Spartacus ser tratado como um heroí lendário por escritores gregos como Plutarco.

Hoje em dia o gladiador heroí é personagem central de um seriado (Spartacus: Blood and Sand), que procura de forma bastante fiel a história e ao mesmo tempo cheio de sangue e erotismo contar a vida deste que foi um dos pilares que derrubariam o poder de Roma além da invasão dos gauleses e dos cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário