quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sessão Personalidades incompreendidas II

Postei alguns meses atrás um pequeno artigo sobre personalidades famosas que de uma maneira positiva ou negativa entraram para a história. Como existem muita personalidades importantes e de passado misterioso e fascinantes resolvi voltar ao assunto. Desta vez escolhi dois escritores do horror  e do mundo fantástico: Edgar Allan Poe e Howard Phillips Lovecraft. Quem nunca leu as coletâneas destes dois mestres do grotesco e do terror devem ir correndo em alguma livraria ou sebo adquirir um exemplar, pois sem eles o genero terror cinematográfico não teria tanta imaginação.
       
Edgar Allan Poe
Orfão de pais que morreram de tuberculose. Edgar Allan Poe (1809-1849) nasceu em Boston e teve uma infância de desajustes sociais. Chegou a estudar em colegios militares, porém era avesso a hierarquia. Pública seu primeiro trabalho literário em 1827 ( um livro de poesias intitulado Tamerlane and other poems). Em 1840 pública o seu primeiro livro de contos fantástico chamado Tales of grotesque and arabesque e em seguida publicaria  Os crimes da rua Morgue ( o personagem o detetive Dupan seria um precursor de Sherlock Holmes). Nesta epoca se casaria e perderia em seguida a mulher pela mesma doença que vitimou os seus pais. Se tornou alcoolatra e durante muito tempo vagava pelas ruas feito um mendigo. Sua personalidade soturna criou muita lenda sobre sua vida ( muitos estudiosos como Wolfgang Kaiser vêem em Poe influencia dos contos de terror alemães de E.T.A Hoffman) fora que muitos falam sobre a sua sexualidade o que explicaria seus disturbios sociais e depressivos o que ajudou a divulgar com mais intensidade obras como A queda da casa de Ursher e o poema O corvo. Seu corpo foi encontrado em um vagão de trêm e foi sepultado como um indigente.

H. P. Lovecraft
Autor também dos EUA. Lovecraft (1890-1937) escreveu vários livros, mas somente faria sucesso após a sua morte ( bem parecido com Edgar Allan Poe). Seus livros costumam narrar episódios de cunho fantastico e bruxaria. Seus personagens  em contos como A Tumba e Aprisionado com os Faraós mostram o homem medio americano se deparando com seitas e grupos que trazem segredos ligados ao sobrenatural. As criaturas imaginadas por Lovercraft influenciaram autores como Robert E. Howard (Conan) e Stephem King. Uma de suas criações mais comentada é o livro dos mortos Necronomicom que de tão citado em filmes e novelas muitos acriditam ter existido.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário