quarta-feira, 21 de setembro de 2011

As histórias em quadrinhos e a Educação II

O assunto das  historias em quadrinhos é muito bacana. E como muitos docentes como eu gostam de trabalhar este tema resolvi postar como exemplo, para os professores que desejam trabalhar em sala este tema, os trabalhos de meus alunos da EJA. Aproveito para dar umas dicas que podem ser legais para quem não conhece muito sobre como fazer histórias em quadrinhos:
1- tente criar com um aluno um pequeno roteiro antes de desenhar ( é assim que os profissionais da area fazem, eles não costumam ir logo desenhando não!);
2- peça para ele criar os personagens e suas caracteristicas principais: roupa, cor do cabelo, genero, idade...
3- um papel para desenhar suas historias é o A3 e não o A4. Porque o papel maior é o  que é usado pelos artistas de quadrinhos além, de que com os quadrados maiores pode-se desenhar melhor e detalhar os personagens e ações destes;





4- pode-se desenhar uma história em quadrinhos sem utilizar os recursos de balões e onomatopéias. Um exemplo são os trabalhos do desenhista francês Moebius e o artista norte-americano Frank Miller que fazem historias somente usando as ações dos personagens sem balões (neste caso isto cobrará do aluno um melhor empenho em fazer desenhos que possam ser identificados por todos).
5- deixe o aluno escolher o tema que queira desenhar. É muito mais facil para ele desenhar um personagem dos quadrinhos que ele já esta familiarizado ou desenhar sobre suas propria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário