quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sessão Canto no Banheiro

Eu já falei de livros, exposiçoes, quadrinhos...faltava falar um pouco sobre música. Tenho um gosto meio aleatório e costumo ouvir de tudo um pouco. Claro que não chego as vias de jogar meu ouvido no lixo e curtir, por exemplo, Luan Santana ou as cachorras do funk. Também não tenho paciência para ouvir o rock emo adolescente. Como trintão tenho um gosto suspeito ao som feito nos anos 80. Foi a minha época e logicamente me identifico mais com ela. De certa maneira não quero dizer que o som de hoje seja ruim, tem muita coisa boa. Talvez com o fim do poderio das gravadoras e com a efemeridade dos astros via web, tenha ficado mais complexo dizer o que é bom ou invalido no mundo musical. De todo jeito fiz uma lista de bandas que aprecio. Esta lista é grande então aos poucos vou apresentando. Quem conhece as bandas que eu vou listar e quiser dar a sua opnião sou todo ouvidos (sem trocadilhos):


Depeche Mode, Abroken Frame, 1982.
Este é o segundo trabalho de carreira do Depeche Mode. Hoje considerada a melhor banda de música eletronica do mundo ( se não levar em conta o Kraftwerk e nem o New Order). Este disco além de ter uma das capas bonitas do grupo com o ceifeiro ( ou a morte)  encarando uma tempestade. Tem músicas muito legais como Leave in Silence e Shouldn't Have done That. O Depeche Mode tinha tudo para dar errado: integrantes egocentricos, vocalista dependente de drogas e constante mudanças de musicos. Porém, a banda que fez fusão de elementos eletrônicos e rock pop virou sinônimo de techno quando o termo nem sequer estava definido. A banda até hoje é reverenciada e vez ou outras suas músicas são tocadas nas boates.

Keane, Perfect Symmetry, 2008.
Outra banda britânica muito interessante. O Keane faz música emulando grupos como Colplay, Radiohead, Depeche Mode e New order. Tantas influencias poderiam resultar em um som artificial, mas os caras mandam bem e acabam desenvolvendo um sonoridade original. Neste cd ( o quarto de carreira) eles misturam dance com melancolia e criam músicas como Spiralling, Perfect Symmetry, Again and Again e Black Burning heart.  Vale ouvir no carro ou enquanto está lendo algum livro.


Dream-Theater, Greatest hit, 2008.
Confesso que só conhecia o Dream-theater de nome e mesmo assim achava que eles eram algum tipo de metal farofa estilo Bon Jovi. Me enganei, os caras fazem metal, sim senhor, mas um metal progressivo que  ora lembra Pink Floyd e ora os riffs de guitarra e dedilhados rapidos do Iron Maiden. Este cd é para os que como eu não conheciam a discografica da banda. São 21 musicas divididas em dark side e light side, isto é, o primeiro cd é pura porrada metal e o segundo cd mais calmo e romantico. Os caras são tão virtuoses no som que a impressão que dá é que a qualquer momento vai aparecer uma sinfonica no meio das musicas.

Enigma, Love Sensuality Devotion, 2001.
Está é uma das muitas coletaneas que o Enigma lança quando está no descanso. Este grupo ( na verdade um projeto musical de um unico compositor M.C Cretu) romeno se tornou popular ao misturar canto gregoriano com o dance music. Uma de suas músicas mais famosas se chama Sadeness ( o clipe faz uma homenagem ao Portal do Inferno de Rodin) e é estremamente erótico com uma vocalista sussurrando e gemendo enquanto os monges beneditinos realizam o missal gregoriano. Parecia heresia na época, porém o som do Enigma é tão popular hoje que vez ou outra ele é copiado por dj's mundo afora.

Iron Maiden, Somewere Back in Time, The best of: 1980-1989.
Mais uma coletanea. Desta vez é do Iron Maiden. Confesso que não tinha muito gosto pelo som dos caras o que me chamava atenção mesmo era o desenho das capas super legais da banda com o monstro com cara de caveira (Edge). Contudo, nos últimos anos passei a curtir a musica dos caras e hoje me considero admirador deles. Nesta coletanea sucessos como Iron Maiden, Wasted Years, The evil men do chacoalham as caixas de som  e mostram que os britanicos são vicerais. A minha preferida é Aces High.

Prodigy, The Fat of The Land, 1997.
Quando a onda rave chegou no Brasil, o Prodigy era um fenomeno de vendas na Inglaterra. Com o visual punk e lentes de contato de olho de vampiro, seus integrantes deixavam a galera doida com um som que misturava techno, rock e outros generos. Se este não é o melhor trabalho da banda, é com certeza o mais comercial deles. Tanto que algumas músicas deste cd apareciam em trilhas de cinema e comerciais: Smack My Bitch up (apareceu no filme das Panteras) e Funky Shit ( no estranho Enigma do Horizonte). No cd tem de tudo: hip hop, new age, rock e muito break beat. Os anos 90 não foram tão ruins assim!

Sepultura, Dante XXI, 2005.
O trash metal é um estilo musical sem conseções, ou você ama ou odeia. No meu caso não tem muitas bandas do genero que aprecio, mas o Sepultura é uma excessão. Não tenho a discografia completa dos caras, contudo Dante XXI me parece bacana. A introdução Lost é sinistra e já nos deixa apreensivo na viagem infernal que o disco propõe ( o cd é uma versão musicalizada da Divina Comédia de Dante). Convicted in Life e Still Flame são fortes com seu barulho e ao mesmo tempo épicas. Este é o ultimo trabalho de Iggor Cavalera e como seu irmão Max sairam da banda que formaram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário