quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Livros de Férias

Aproveitei a busca na estante por livros que não havia lido ou terminado. Acabei fazendo uma pequena seleção de livros bons que se alguem se interessar pelo genero podem ler. Muitos dos livros que estarei indicando estão fora das grandes lojas e bancas, o que não quer dizer que se buscar nos sebos virtuais e em bibliotecas poderão encontra-los. Estas são as primeiras obras que indico, se alguem ja tiver lido e quiser expor a sua opnião estamos aí.

A Misteriosa Chama da Rainha Loana, Umberto Eco, Editora Record, 2005.
Umberto Eco é um dos grandes estudiosos da Semiótica. Uma de suas obras mais conhecidas é "O nome da Rosa" de 1981, que virou um tremendo filme com Sean Connery. Neste romance de 2005 ele faz um estudo sobre o acumulo de informações que um individuo adquire atraves de vários meios de comunicação durante toda uma vida. A trama se concentra em Yambo, um aficcionado por coisas antigas e que tem uma memória prodigiosa para lembrar de fatos e livros que leu durante toda a sua vida. Ironicamente, ele acaba sofrendo um colapso nervoso o que lhe leva a um coma. Quando ele desperta do coma ele não se lembra nem do próprio nome, nem do seu passado. Mesmo não sabendo do seu próprio passado Yambo consegue ainda lembrar de todos os livros que leu, o que cria no personagem uma crise existencial entre acreditar no que ele realmente sabe e  o que poder ser ilusão da sua mente. Uma história aparentemente complexa mas, muito emocionante.

O Livro de Ouro da Mitologia, Thomas Bulfinch, Martin Claret 2006.
Este livro é tão bacana de ler que deveria ser adotado pelos alunos do ensino médio. Thomas Bulfinch foi um historiador norte-americano, que tinha como principal foco o estudo dos mitos. Este livro foi lançado inicialmente pela Editora Ediouro ha alguns anos. Agora foi lançado em forma de pocket book, o que barateia o seu preço ( o que é bem legal!). Neste livro ele procura abordar inicialmente a mitologia greco-romana porém, ele também aborda a mitologia nordica, indiana e lendas folcloricas sobre monstros. A leitura não é complexa ou cheia de cacuetes academicos pelo contrário, a ideia do autor é fornecer informações para os leigos em História mas, sem desmerecer a inteligencia dos leitores.

Os Segredos da Capela Sistina Benjamin Blech & Roy Doliner, Editora Objetiva, 2009.
Este livro é para quem curte "O Código Da Vinci" e congeneres. Os Segredos é um livro de pretenso estudo de simbologia ( ou deveria ser Semiólogia) sobre a obra mais famosa de Miguelangelo Buonarotti. Benjamin Blech com auxilio do historiador Roy Doliner procuram desvendar nas imagens da Criação do Mundo no teto da Capela Sistina um punhado de simbolos e mensagens de pró judaísmo em plena Itália dominada pelo poder papal e do anti semitismo. Logicamente assim como Dan Brown faz em "O Código Da Vinci' existe todo um exagero de teses que beiram a forçada total, especialmente para os que conhecem um mínimo de Fenomenologia e Semiologia e sabem que nem toda obra de arte possui mirabolantes jogos mentais para ser bem apreciada. De toda forma o livro possui fatos interessantes que podem ajudar a entender melhor o maior escultor e genio da Renascença.


O Diabo ( A máscara sem rosto), Luther Link, Companhia das Letras, 1998.
Luther Link é professor de literatura e resolveu fazer um estudo sobre a imagem do Diabo na Idade Média. O livro é super polêmico para os que são extremamente religiosos, pois ele trata não somente da imagem (seja em forma de pintura ou escultura) do cramunhão, mas da relação politica de como as autoridades sejam religiosas ou não fazem uso do inimigo de Deus para fins de poder e submissão das massas. Um tipo de obra perfeita para quem curte teses teológicas e estudos históricos.

Os 100 Maiores Mistérios do Mundo, Stephen J. Spignesi, Editora Difel, 2009.
Este livro aborda como diz o titulo os maiores misterios da humanidade ( ovinis, monstros, vampiros, anjos...) e todo aquele manancial de temas que eram comuns no seriado Arquivo X que passava na Record.  o escritor, Stephen J. Spignesi, é jornalista e amigo do famoso autor de livros de terror Stephen King. Por isto, talvez, este seu livro seja muito fraco em termos de informações sobre os temas abordados. Por exemplo, quando ele diz que vai falar sobre exorcismo ele pega algumas opniões de especialistas a favor e outros contra o fenomeno e quando se espera algo profundo sobre o tema ele não aprofunda em nada. A melhor parte do livro é sobre a suposta morte de Paul McCartney, que foi encoberta pela imprensa na década de 60 e aparece em forma subliminar na capa dos discos e músicas dos Beatles.É uma leitura divertida se não se levar à sério certos temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário