sábado, 8 de janeiro de 2011

Arte Conceitual? Que diabos é isso?

Muita gente se pergunta o que é essa tal de arte conceitual, porque a ideia de arte é expressar um sentimento ou uma emoção. Pelo menos para uma maioria, que muitas vezes só enxerga arte em uma pintura de paisagem ou em uma escultura que lembre a arte grega.
Me lembro de estar trabalhando em uma das galerias de arte de Brasília como mediador ou como se costuma chamar 'guia de museu'. Estava eu lá mediando para uma turma de estudantes do ensino médio. A professora que acompanhava os alunos, parecia ter cara de poucos amigos, e queria pelo jeito testar os mediadores sobre o conhecimento histórico das obras, já que ela era professoa de História.
Para a surpresa dos alunos a exposição era de 'arte conceitual', isto é, nada de pinturas de paisagens ou figuras ou esculturas de marmore...
apresentei todas as obras da galeria, falei sobre os artistas e suas motivações para criar esta ou aquela obra, pedi também para os alunos darem sua opnião sobre o que estavam vendo,etc. No fim da exposição, a professora falou para mim: " Eu não gostei desta exposição. Não vejo nada de importancia histórica ou artistica.É tudo muito feio !".
Disse a ela que tinha todo o direito de expor sua opnião, mas eu perguntei o que ela havia entendido de alguma das obras e ela respondeu que não entendeu nada. "Onde está a figura humana como os gregos faziam? Onde está as lindas paisagens do campo?" me perguntou como se a arte se resumisse a copiar o que já existe na natureza.
Muita gente desinformada  diz que a arte atual não é arte e que boa arte só existiu no passado, mais precisamente na época de Da Vinci. Como professor conheço um monte de professores de arte que compartilham da mesma opnião. É aí que vem a pergunta: O que é a arte conceitual afinal?
Antes de mais nada temos de ter em mente o que significa a palavra conceito. Quando eu digo conceito estou falando de ideia e motivação. Tem gente que diz que a arte conceitual começou com o artista francês Marcel Duchamp em 1917 ou que arte conceitual começou com os Impressionistas quando iniciaram uma mudança na arte de retratar a realidade, questionando a arte clássica.
Na verdade a arte conceitual começou bem antes disso. Presta atenção: Qual era a principal ideia por traz da construção das pirãmides do Egito? Não era para guardar o corpo do faraó, acreditando que posteriormente ele ressucitaria? Isto é um conceito, uma ideia que motivou a construção de algo. A arte egipcia é totalmente conceitual. Sem as crenças e motivações políticas nenhum templo ou desenho seria feito por este povo.
Outra: O que levou Leornardo Da Vinci e Michelangelo a retratarem tão bem o corpo humano? O pensamento humanista e a matemática vetruviana. Isto também é um conceito, uma ideia. Se os renascentista não tivessem pesquisado a matemática grega e questionassem a relação do homem com o mundo e Deus, dificilmente existiria a Monalisa ou o teto da Capela Cistina.
Viu como a arte conceitual não é um termo novo. O que existe é gente desinformada que confunde estetica com conceito. Quando somos crianças e nos perguntam porque gostamos de desenhar casinhas ou nuvens, simplesmente respondemos que achamos bonito. Isto é gosto, não conceito. Quando passamos a dar uma motivação para desenhar a casinha (desenho a casa porque lembra a minha infância ou porque vejo a 'casa' como um lugar de segurança emocional) aí sim se torna um conceito.
Dá próxima vez que você for a uma galeria e achar estranho a obra de um artista moderno, pergunte a si mesmo o que levou o artista a faze-la. Além do mais tem muita gente que acha bonito muita coisa sem saber o real significado dela.

Um comentário:

  1. achei bastante interessante só ñ achei esatamente o ke eu queria que era onde e quando começou a arte conceitual,n achei o que eu realmente queria mais valeu tentar bjs stéfani beatriz........................

    ResponderExcluir