segunda-feira, 9 de abril de 2012

Sessão Vitrola: Rock Industrial

Hoje nossa postagem da Sessão Vitrola  é dedicada ao Rock Industrial, ou Metal Industrial ou mais ainda o Crossover. Com tantas definições muitos podem até achar complexo ou desconhecido este estilo musical, mas com toda certeza devem ter ouvido em alguma trilha de filme como Matrix ou Corra Lola, Corra e Spawn.
Considerado um sub-gênero dentro da música eletrônica e por muitos considerados uma especie de punk moderno ou gótico dançante; o Industrial é uma junção do rock mais pesado ( death metal ou o metal tradicional ) com elementos de experimentalismo eletrônico.
Tendo origem nos anos 70, depois que bandas de pop eletrônico como Depeche Mode e New Order ficaram famosas, muitos musicos e artistas começaram a pensar em novas junções de músicas feitas em computadores e sintetizadores com outros ritmos e melodias musicais. O surgimento dos clubes e boates norturnas começaram a criar tribos com roupas e trejeitos especificos e muitas delas misturavam roupas e atitudes de tribos já conhecidas, como os cyber punks (junção do punk rocker com o fã de musica eletronica) e o new gótic ( junção de gótico ou amante do death metal com o fã de musica eletrônica).
Muitos considerados improvaveis, estas junções deram origem ao que se chama hoje de Rock Industrial ou simplesmente de Industrial. O tema das músicas de Rock Industrial é geralmente sobre o descaso do ser humano com o mundo e sua entrega cega a tecnologia moderna. Muita gente pode achar contraditorio as vezes um estilo que usa baterias eletrônicas, Pic up's de Dj, guitarras distorcidas e teclados como um manifesto contra a tecnologia. Pois é, as letras dos rockeiros industriais fazem citação as duas grandes guerras e a intolerancia do nazismo e o pessimismo diante da modernidade que gerou a bomba atômica e a pobreza nas grandes metropoles.
Não é atoa que a maioria das bandas de rock industrial vem da Alemanha, Reino Unido e Noruega. Estes paises conheceram de perto os conflitos armados da 1ª Guerra Mundial.
Bandas como Hammstein (Alemanha), Nine Inch Nails (EUA), Ministry (EUA), Skinny Puppy (Inglaterra) e até mesmo os precursores como Front 242 (Noruega) são a nata deste estilo dançante e ao mesmo tempo pesado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário