terça-feira, 17 de abril de 2012

Exposição 2012: Napoleão e o Egito Antigo


Para os que forem ver a 1ª Bienal do Livro vale apena aproveitar o momento e dar uma passada no complexo da republica e prestigiar a exposição O Egito Sob O Olhar de Napoleão no Museu Nacional. Está exposição faz parte da coleção do Itaú Cultural, porém irá ficar no museu do dia 13 de abril até o dia 27 de maio.

Perfeita para os que apreciam história e arte, a exposição utiliza os modernos recursos de livros virtuais que permitem que o visitante possa ver as enormes enciclopédias feitas pelos estudiosos que na época participaram da expedição feita por Napoleão Bonaparte rumo ao Egito.
    
Napoleão desembarcou em Alexandria em 1798, ele tinha apenas 29 anos quando tinha feito vitoriosas investidas nas regiões da Itália em sua busca expansionista de se tornar imperador da Europa.
Na comitiva de cientistas e historiadores que foram com Napoleão estavam o zoologo Étienne Geoffroy e o inventor Nicolas-Jacques Conté e também, o artista Dominique Vivant Denon.
Utilizando gravuras, o grupo expedicionário de Napoleão levou para a Europa inumeras informações sobre o Egito antigo como o zodiaco egipcio, os templos de grandes faraós como Rammsés III e os trechos pictografados da famosa Pedra de Rozeta.

Tudo isto está no Museu Nacional e para nós brasilienses que não temos muitas oportunidades de vermos obras etnológicas, vale apena ir com a familia, amigos e alunos curtir tão importante evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário