quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sessão Papo Cabeça: Salvador Dalí e Combates

Retorno com a nossa sessão de leitura. Desta vez resolvi destacar duas coleções que os amantes da literatura vão gostar. Uma destas coleções já foi lançada ha uns três anos, o que poderá gerar uma corrida em sebos ou bancas que costumam vender obras perdidas. De toda forma quem gosta de arte e história não vai ter do que reclamar.

As Grandes Batalhas da História, Editora Larousse, 2009.
A editora Larousse se especializou em lançar coleções que contam de maneira divertida e muito instrutiva os principais marcos da história. Na postagem anterior eu falei da coleção das Grandes Invenções criadas pelo homem (coleção, aliás muito recente). No caso vou falar de um coleção que foi lançada ha uns três anos, mas que costuma ser relançada pela editora. A Coleção As Grandes Batalhas da História (2009) conta a relação do homem e da cultura através de inumeros combates que entraram para a história. Com o prefácio do professor de antropologia e estudos sociais, Stéphane Audoin-Rouzeau, o leitor poderá saborear de maneira interessante e com farto material de imagens as guerras travadas por grandes generais como Alexandre, O Grande; Dario III, Hamsés e Gengis Khan.

Como são em três fasciculos a coleção acompanha das batalhas do Egito até a Guerra do Iraque.

Coleção Os Grandes Mestres, Editora Abril, 2011.
Muitas editoras costumam lançar coleções sobre mestres da pintura e da música. No caso da Editora Abril, a Coleção Grandes Mestres já é muito conhecida dos leitores. A sua primeira versão foi nos anos 70 e agora é relançada em 2011 com capa especial e textos atualizados sobre os artistas que fizeram a história da arte. Eu estava lendo até pouco tempo o catalogo que fizeram do Salvador Dalí e ficou muito bom.

 Logicamente que muitas obras ficaram de fora. Contudo, o texto tendo como autor o critico de arte Alessandro del Puppo é muito rico em informações sobre o pintor espanhol. Outros artistas que a coleção dispõe são: Leonardo Da Vinci, Van Gogh, Monet, Michelangelo, Picasso, Rembrandt, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Botticelli e muitos outros. O papel é de qualidade e para um catalogo de um artista que geralmente custa muito a coleção está com o preço de 17,90 R$ nas bancas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário