sábado, 26 de novembro de 2011

Sessão Sai Capeta VIII: Galeria do Grotesco 2ª Parte

Na postagem anterior coloquei alguns artistas (pintores) que de certa forma trouxeram o grotesco para o mundo das artes. Logicamente, que quando exponho estes trabalhos não estou diminuindo o seu valor. O que quero mostrar é que o conceito de perfeição estética nem sempre é o motor para se fazer grandes obras de arte. Mostrarei agora outros exemplos:

Ron Mueck
O escultor inglês Ron Mueck é um dos grandes do chamado movimento contemporâneo artistico chamado de Hiper-realismo. Suas obras são esculturas de pessoas comuns que ganham um agigantamento e um excesso de detalhismo provocando admiração e ao mesmo tempo um asco para quem as vê.

Adriana Varejão
No Brasil temos os artistas que surgiram nos anos 80 e que foram chamados de transvanguardas (eles misturavam tudo que já havia acontecido no modernismo com a art pop). Os trabalhos de Adriana Varejão chamam a atenção por serem instalações que brincam com a realidade e dão um toque 'kitch'. Como esta parede de carne, por exemplo.

R. H. Giger
Eu já falei do Giger em outras postagens. O cara realmente é marcante com seus trabalhos que até hoje enfluenciam o cinema de ficção cientifica ( o monstro do filme 'Alien' é um ícone). As suas criações beiram ao 'nojo' e ao terror com seres hibridos de aço, ossos, dentes e garras afiadas.

Exposição Corpos
Até hoje reverbera entre quem visitou esta exposição a seguinte questão: Era uma exposição de arte ou de biologia? Se você considerar a taxidermia (animais empalhados) como uma tecnica artistica então, a Exposição Corpos é uma galeria de arte digna de escultores como Rodin e Michelangelo. Já quem não apreciou a exposição, bem...achou que era tudo horrivel e de mau gosto!

Marina Abramovitch
Quem já viu de perto ou pela Internet os trabalhos de Marina Abramovitch, só pode ter duas reações: amor ou repugnância. Foi por causa dos trabalhos delas que passei a admirar os performances.Sua arte as vezes é perigosa e bruta ( ela se auto flagela em alguns trabalhos até sangrar), outras vezes são delicados, porém muito criticos.

A Mosca
No cinema o grotesco também aparece com muita força e o seu principal representante é o filme dirigido em 1986 por David Cronenberg 'A Mosca'. O filme faz uma releitura da 'Metamorfose' de Frans Kafka de maneira pesada e assustadora com um cientista que por acidente se transforma em uma mosca gigante. A transformação até hoje da reviravolta no estômago de muita gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário