sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sessão Biblioteca de Alexandria: do livro ao tablet


A patir de hoje inicia-se até o dia 20 de novmebro a XXIX Feira do Livro de Brasilia de 2011. O evento será no Pavilhão do Parque da Cidade. Confesso, que este é um dos momentos que mais espero durante o ano. De certa forma coloco em minha agenda os eventos anuais que nunca devo perder ( O Porão do Rock, alguma exposição de arte de um artista internacional 'very' importante e claro, a Feira do Livro).

Guardo um dinheirinho já pensando em sair do evento com um punhado de livros que sempre procuro adquirir e não estão mais em catalogo nas grandes livrarias ou sebos. Para quem gosta de literatura este evento acaba sendo o momento para atualizar a biblioteca caseira.
Não posso, porém deixar de notar que o evento do ano passado foi muito fraco (talvez, assim como eu muitas pessoas estavam acostumadas com o clima do Patio Brasil em que movimento era muito grande e a pessoa podia ir comprar livros e ao mesmo tempo assistir a um filme ou comprar outras coisas no Shopping).Não sei se o Pavilhão do Parque é atraente para as pessoas, apesar que o espaço, permite um maior número de estands.

De toda forma, temos que aproveitar a oportunidade. Recentimente saiu em um jornal local da cidade que uma escola particular em Brasilia exigirá como material escolar do aluno um tablet. Segundo a direção da escola os alunos terão mais facilidade em adquirir os livros somente baixando no aparelho e assim vão gostar mais de leitura.
Imagino daqui a alguns anos a Feira do Livro se tornar a 'Feira do Tablet'. Confesso, que ainda tenho uma certa resistência em ler livros via tela de computador. Mas penso que este é o futuro! Não podemos esquecer que antes do livro impresso o homem escrevia em paredes das cavernas e depois,  passou usar o papiro e o pergaminho.
Muitos como eu, que possuem biblioteca particular em casa ja sentem saudade de pegar o livro pela lombada e ler o titulo e o autor e depois sentir a textura da folha. Com o tablet este tipo de coisa não ocorrerá mais.  Por outro lado com a preocupação com o meio ambiente o desmatamento para extrair a celulose irá diminuir.
    
Enfim, deixo como dica assitir um filme que fala sobre a importância dos livros: chama-se Fahrenheit 451 de 1966. O filme foi inspirado na obra do escritor Ray Bradbury ( o mesmo que escreveu Laranja Mecânica) e conta a historia de um mundo futurista em que as pessoas são proibidas de ter livros em casa. Todos os livros são queimados em praça publica e assim o governo ditador usa a televisão para controlar o povo. É um filme super atual e bacana de ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário