quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Sessão Quadrinhos: Constantine, Hq de Terror


Aproveitei uns dias atrás para ver o que circulava de bom nas bancas de jornais na Rodoviária de Brasilia. Fuçando alguma coisa alí e outra acolá, encontrei uma revista do personagem Contantine do Selo Vertigo da Editora Panini. Fiquei surpreso em ver uma revista como a dele em formato estilo mangá ( o gibi era pequeno, tinha quase 220 páginas e totalmente em preto e branco).
   
Achei aquilo bacana. Não é que eu não aprecie os encadernados tipo broxura, colorizados por computador e capa dura (estou colecionando este tipo de formato há um bom tempo), porém este formato menor e preto e branco me trouxe um 'Quê' de nostalgia, dos tempos em que eu era moleque e lia revistas como Tex, Fantasma e hq's de terror. Hum hq's de terror...

Bons tempos em que se podia ir a banca e encontrar os gibis do Lobisomem, Dracula e outros monstros cultuados e adorados pelas crianças e adolescentes! Gostava de ler estes gibis a noite com a luz apagada e com uma lanterna na mãos debaixo das cobertas (é para dar o clima soturno sabe...). As historias eram cheias de erotismo e muita violência, bem ao estilo dos filmes de terror: a garota bonita que encontrava o cara na festa e de repente de noite mostrava sua face vampiresca; ou o grupo de desavisados que encontravam uma casa abandonada no deserto, sem saber que alí era o antro de fantasmas...
Este tipo de revista estava ha um bom tempo longe das bancas. Quase não se encontrava revista de terror no Brasil ( e olha que a maioria dos desenhistas brasileiros dos anos 80 roteirizava e desenhava este tipo de revista).

Pois bem, hoje temos revistas como a do Constantine, que mantem o clima do bizarro e do insolito, mas também um humor cinico e cheio de referências ao mundo contemporâneo. Vira e mexe o personagem cita bandas de rock e programas de tv além de criticar religiões e governos. Criado pelo escritor Alan Moore para a revista 'Monstro do Pantãno' em 1985, Constantine é um detetive do sobrenatural que fez um pacto com o demônio enquanto era musico de rock. Depois de escapar do Inferno foi amaldiçoado a procurar almas refugiadas para assim não ser capturado novamente pelo Diabo.
    
O personagem teve um filme em 2005, estrelado pelo ator Keanu Reeves e as vezes é confundido com o Dylan Dog ( um outro detetive do sobrenatural italiano das revistas européias). Constantine é um personagem totalmente maluco, sofre de cancêr no pulmão e não liga para Deus ou o Diabo e tem mais defeitos que qualidades de um herói. Vale a pena ler suas histórias assustadoras e bizarras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário