domingo, 23 de agosto de 2015

A Arte de fazer Uma Torre de Hanói


Olá meus amigos de blog! Trago para vocês a confecção de um jogo que é bastante lúdico e conhecido por muitos educadores. Estou participando de um projeto interdisciplinar na escola em que leciono. Trata-se de construir uma Torre de Hanói.
O grupo docente me encarregou de faze-lo com algumas turmas para um campeonato. Como gosto de xadrez e outros jogos de desafios eu topei na hora. Para fazer este jogo optei por usar materiais simples no lugar da madeira (ainda mais que as crianças pequenas não possuem noção de marcenaria).
Para quem não conhece o jogo de Torre de Hanói consiste de um quebra cabeça desenvolvido pelo matemático francês Edouard Lucas em 1888. Atribui-se que o jogo também tem origens milenares e ligados inclusive a mitologia Hindu. Enfim, o jogador tem uma base com três pinos dispostos e em um deles um grupo de anéis coloridos que vão do maior até o menor em ordem progressiva. O jogo consiste em transportar os anéis para os outros pinos formando uma torre sem que o anel maior fique ao final encima dos menores. O número de anéis vária (pode ser no mínimo três até oito anéis).
Para fazer o jogo com meus alunos precisei dos seguintes materiais:
-uma caixa de papelão como base (pode ser aquelas embalagens de lasanha ou caixa de leite, suco...)
-jornais e revistas velhas;
-tesoura;
-compasso;
-cola branca;
-papel cartão ou papelão;
1-Faço três pequenos buracos na caixa, sabendo que tem que ter uma certa distância entre eles;
2- Em um folhas de papel cartão ou papelão faço os anéis com uma regua circular ou um compasso ( os círculos devem ter diâmetros diferentes para ter uma ideia de um maior e outros menores). Para os círculos serem grossos, faça dois de cada e cole um no outro;

3- faço os pinos com revistas ou jornais velhos;

4-fixo os pinos nos três buracos na caixa;

5-pinto os círculos com cores variadas;

Pronto! está feito uma torre de Hanói com material simples. Também se pode fazer os pinos com palitos de churrasco e os anéis com tampas de vasilhame de produtos de limpeza e refrigerante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário