terça-feira, 20 de março de 2012

Pinturas Anamorficas: Brincando com o olho


Existem muitos trabalhos artisticos que são dificeis de serem colocados em um movimento de arte especifico. O Barroco é caracterizado pelos exageros de motivos florais e o tenebrismo, A Renascença ao apego do modo clássico de representação, o Expressionismo a deformidade de figuras...Mas o que dizer de obras como do pintor italiano Giuseppe Arcimboldo?
 
O nome pode não ser familiar para muitos, mas com certeza já nos deparamos com suas obras em filmes ou na internet. É só colocar a palavra 'anamorfismo' no Google e logo aparecem as imagens deste artista.
Mas o que é o anamorfismo? Bem é uma tecnica artistica na qual o pintor consegue em uma única obra colocar elementos na qual ela pode ter mais de uma aparência ou tema. Muitos pensam logo em mensagem subliminar ou algo parecido. Realmente, a primeira vista a ideia das pinturas anamorficas parecem ser de mensagem oculta, já que o autor do quadro parece esconder algo por traz de um tema aparentemente ingênuo.
 
No caso de Arcimboldo, os seus retratos são de pessoas ilustres em forma de vegetais. Nunca foi esclarecido o porque dele retratar as pessoas desta maneira, contudo sua tecnica acabou virando moda no meio da transição do Maneirismo e do Barroco.
Um outro quadro super comentado nesta tecnica é o chamado os 'Embaixadores' do Horlbein. A caveira que aparece como uma mancha estranha somente pode ser identificada quando mudamos a nossa posição de olho sobre o quadro.

Existem autores e estudiosos que acreditam que na Renascença muitos artistas já faziam tal coisa. Muitos acreditam que por traz da obra de Leonardo Da Vinci 'A visita do anjo a Maria' exite um elemento anamorfico nele.
  
No auge das vanguardas européias quem brincou muito com esta tecnica foi o pintor espanhol Salvador Dalí. Muitas de suas obras possuem um estranhamento que vai além da temática surrealista que sugerem que o pintor queria brincar com as imagens criando elementos ocultos.
    
Na internet podemos encontrar milhares de artistas que usam e abusam desta tecnica. Alguns com ampla criatividade e outros nem tanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário