domingo, 25 de março de 2012

Chico Anysio: As Lagrimas do Humor


Nem bem o mundo artistico perde o grande quadrinista Moebius e agora venho falar de outra perda para o mundo artistico. Chico Anysio faleceu nas sexta feira aos 80 anos. Criador de mais de 200 personagens e escritor de 26 livros, além de roteirista e produtor de cinema.
Faleceu sem poder voltar a TV com o merecido valor que estava perdendo por tantos anos fora das telas. A geração atual que não conheceu os seus trabalhos pode agora recorrer a internet para poder curtir as suas sket's super divertidas e críticas sobre o Brasil.
  
Quando criança não perdia um 'Chico Anysio Show'. Personagens como Pantaleão, Tin Tones e Bento Carneiro e, claro o antológico, Professor Raimundo, nunca mais sairam de minha memória. Todos os personagens eram interpretados pelo proprio Chico Anysio e eram  tão  peculiares que ninguem os confundia uns com os outros.
  
Também cronista, Chico Anysio criava os seus personagens como pequenos fragmentos do nosso país que somados formavam um mosaico do que seria o povo brasileiro com seus defeitos e virtudes. O personagem Coalhada, por exemplo, era o esteriotipo  do jogador de futebol velho que procurava de toda maneira não sair dos holofotes da midia. Já o Bento Carneiro era uma visão irônica sobre o mito do vampiro e filmes de terror B norte americano. O Professor Raimundo representava o educador desacreditado e mal pago das inumeras escolas brasileiras.
  
De todos os personagens criados pelo Chico o que eu mais gostava era do Tim Tones: um pastor de igreja que ganhava dinheiro dos fiéis prometendo lote no céu. Este personagem era tão critico, que foi tirado do ar, porque grupos religiosos se sentiram ofendidos com ele e processaram a Globo na época.

Enfim, alguns poderiam não gostar, mas a maioria do público adorava o Chico e seus personagens tão legais e divertidos.Hoje o humor brasileiro está de luto pois perdemos o nosso maior representante no gênero. Os mexicanos tem Bolãnos, os americanos tinham Chaplin e Jerry Lewis e nós o cearence Chico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário