sábado, 27 de agosto de 2011

Sessão Espada & Magia II: desenhos mágicos

Continuando a sessão espada & fantasia, revirei a minha memória para lembrar de antigas animações que tinham como tema aventuras de cavaleiros, reinos mágicos e dragões. Acabei percebendo que muita coisa bacana já foi feita. Alguns desenhos que falarei ainda são exibidos na tv e outros viraram raridade e quem puder pesquisar na internet vai encontra-los:

Caverna do Dragão
Até hoje passa na tv e ainda continua sendo um dos referenciais para quem curte RPG e J.R. Tokien. Produzido em 1984 e tendo 22 episódios, contava a história de seis crianças que após passarem por um portal interdimensional acabam caindo em um mundo cheio de feiticeiros, dragões e magia. Personagens como o Mestre dos Magos e o Vingador ainda hoje são lembrados por aqueles que assistiam ao desenho. Pena que o desenho ficou sem um final definitivo oque gerou especulações e ideias bizarras e até supostas mensagens subliminares demoniacas sobre a animação. Em 2000 fizeram um filme que nem de longe tinha a 'magia' do desenho.

Blackstarr
Este desenho só é lembrado por quem tem memória de elefante. Blackstrar foi o primeiro desenho feito pelos produtores do He-Man e por isto possuem certas semelhanças visuais. A história do desenho é sobre um astronauta que cai em um mundo cheio de feiticeiros, hobbits e monstros medievais, que lembravam muito a Eternia de He-Man. Este desenho foi produzido em 1981.

Galtar e a Lança de Ouro
Outro desenho obscuro que passou poucas vezes na tv. Produzido pela Hanna-Barbera ( Tom & Jerry) contava a história do guerreiro Galtar que possuia a arma mágica chamada Lança de Ouro e assim lutava contra o general feiticeiro Tormack. Este desenho lembrava muito o He-Man  e foi produzido em 1985.

Principe Valente
Personagem ícone da era de ouro dos quadrinhos dos anos 50. Ganhou um desenho em 1991. O Principe valente é uma visão romanceada da Idade Média que rivaliza com Rei Arthur e Ivanhoé de Thomas Malory e Lord Byron.

Cavaleiros da Luz Mágica
O visual dos caras era super bacana! Um grupo de cavaleiros modernosos que se transformavam em feras selvagens em um mundo que ora lembrava a Terra Média e ora lembrava um planeta futurista. A produção do desenho era da Hasbro ( a mesma empresa dona dos Transformers).

Thundarr, o Bárbaro
Depois da Caverna do Dragão este era um dos melhores desenhos de espada & magia da época. Produzido em 1981, contava a história da devastação da Terra após a destruição da Lua. 2000 anos depois a humanidade regressa para uma era medieval com toques tecnologicos modernos. Thundarr vivia neste mundo com sua espada lazer e lutava contra feiticeiros e tiranos. Era comum ele encontrar todo tipo de personagem da Terra Média em suas aventuras, mas o legal era ver monumentos antigos destruidos como a Estatua da Liberdade servindo de cenário para o personagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário