terça-feira, 16 de agosto de 2011

Heroís de Papel

Dedico esta postagem aos que como eu cresceram lendo quadrinhos e percebem a importância que a nona arte merece. Com os filmes de gibi em voga é natural que possamos valorizar e contar a história dos quadrinhos a partir de quem segura o lapis e o papel. Como são muitos os artistas que contribuiram para este universo, prometo continuar a falar mais deste tema nos próximos dias:
  
Guido Crepax
Ilustrador italiano falecido em 2003. Criou a personagem Valentina. Cultuada nos anos 60 a personagem somente viraria ícone de 'mulher liberal e sensual' no Brasil na década de 70 e principalmente em 80. O estilo limpo de desenhar as curvas femininas de Crepax influenciaria inumeros artistas brasileiros como Júlio Shimamoto e Antonio Colonesse.
  
Jean Gerard 'Moebius'
Quadrinista francês que criou obras como Arzach e Garagem Hermética para a ícônica Metal Hurland. Desenhista profissional desde os 18 anos começou ilustrando o personagem de guerra sargento Blueberry. Com os anos graças  ao seu estilo de traço influenciou o cinema de ficção cientifica como designer de cenários. Desenhou a série Os Borgias e o personagem Surfista prateado para a Marvel Comics nos anos 80.

Júlio Shimamoto
Desenhista brasileiro de origem nipônica. Foi um dos desbravadores do tão dificil e mal remunerado quadrinho nacional. Ilustrou quadrinhos de Terror e principalmente revistas de cunho erótico. Por ser descendente de japoneses esperavam que ele fizesse desenhos estilo mangá, porém ele preferia a influencia dos desenhistas italianos como Guido Crepax.
  
Frank Miller
Desenhista americano e cineasta de ocasião. Dirigiu recentimente o filme Spirit (2007), mostrando ser fã confesso do desenhista Will Eisner. Seu estilo rebuscado e super estilizado ajudou na divulgaçao dos personagens Wolverine e Demolidor para a Marvel. Contudo, sua maior obra continua sendo o Cavaleiro das Trevas, onde existe uma nova visão em torno de Batman (mais sombria e com menor participação de Robin). Grande escritor também escreveu e ilustrou Sin City e 300 além, de ser o autor do roteiro do filme Robocop (1987).

Alex Ross
Não foi o primeiro pintor de historia em quadrinhos, porém seu estilo romantico e ao mesmo tempo hiper realista transformaram em um dos artistas mais importantes dos anos 90. Seu primeiro trabalho foi a saga Marvels em que mostrava humanos comuns contando sua relação com os super heroís uniformizados. O auge viria em 1996 com a serie Reino do Amanhã para a DC Comics onde mostra um Batman e Super Man velhos e relutantes em um mundo governado por super heróis modernos e crueis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário