terça-feira, 23 de agosto de 2011

Energia Alternativa e as artes

Com o aumento da poluição e a possivel escassez de recursos naturais, a sociedade passou a se preocupar em como fazer uso correto do planeta sem destrui-lo. O recurso de energia fossil (petróleo) ja demonstrou ser poluente e de pouca renovação. Apesar de grandes nações do mundo usarem as altas de preços de produtos e derivados do petróleo como modo de manutenção de poder.
Não é atoa que os EUA e demais paises da Europa tentam vencer o cartel dos paises arabes que detem o 'ouro negro'. A guerra do Iraque que ceifa a vida de muitas pessoas está aí para provar a incensatez humana.
Mas como resolver o problema da energia sem exaurir o planeta? Há muito tempo que cientistas e ambientalistas discutem uma nova forma de energia para que possamos usar sem poluir ou devastar a Terra. Daí que surge a energia alternativa que propõe ser limpa e de forma inesgotavel sem prejudicar o meio ambiente. Alguns destas energias renovaveis não chegam a ser uma 'novidade'. Um exemplo é ver uma das fomosas gravuras do pintor Gustave Doré em que ele retrata Dom Quixote combatendo moinhos de ventos.

A energia aeolica já era ultilizada na Idade Média, na obra de Cervantes, Dom Quixote vê os moinhos de vento como gigantes e os ataca. Esta cena ficou super conhecida do imaginario ocidental desde então.

Outra forma de um tipo de energia alternativa era o uso de carvão. Os trêns à vapor como o que era retratado no famoso quadro de William Turner eram um novidade do final do século XVIII e assim como as embarcações à vapor representavam o surgimento das fábricas e grandes metrópoles. Porém, a energia à carvão se mostrou com tempo poluente e capaz de ser destrutiva para as florestas e não renovável.

Quanto a energia solar é só lembrar do Super Man. O heroí extraterrestre tem suas energias tiradas do sol amarelo do sistema solar o que lhe dá super poderes. Hoje sabemos que a energia do sol pode ser captada por placas fotosensiveis e assim termos uma energia inesgotável. Alguns países acreditam que a energia solar pode ser muito cara.

Já a energia atômica é limpa mas, o risco de uma radiação ainda causa cautela quanto ao seu uso. A DC Comics havia criado nos anos 80 um personagem chamado D.r Manhathan que era uma propaganda deste tipo de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário