sábado, 6 de fevereiro de 2016

a arte de desenhar 5: lápis e papel


Retornar ao tema de aprendizagem de desenho era algo que ha um bom tempo eu queria fazer. Mas precisava de uma motivação. E a encontrei ao presenciar um colega de trabalho demonstrando a sua técnica de ilustração.
Gosto de ouvir o que outros desenhistas fazem e se possível procuro assimilar e tentar fazer o que indicam. No caso fazer retratos hiper realistas é algo que sempre me fascinou. Queria ter a capacidade de desenhar tecnicamente bem a ponto de competir com uma fotografia à máquina.
O professor Gleidson (que ironicamente é docente de física) apresentou o seu material de trabalho que como ele costuma dizer: 'desenho por diversão'.
Ele me explicou que a parte mais difícil (e eu também considero) e desenhar o cabelo de uma mulher quando se faz um retrato à lápis. Ele consegue reproduzindo fazendo com lápis mais suave (modelo H) e em seguida passando um mais escuro (8B) depois ele vem com uma borracha especial e vai apagando em forma de linhas criando um degradê no cabelo.
No caso de desenhar os olhos (outra parte do corpo que dá trabalho fazer) ele utiliza um lápis alternativo (7B) e contrasta com os lápis mais macio e claro (H novamente) e vai escurecendo onde tem sombra com um 6B.
A boca se faz da mesma forma que se faz com o olho e por aí vai....
Para quem diz que leva horas para fazer um desenho até que ele fez bem rápido resultado de muita experimentação e treino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário