domingo, 5 de julho de 2015

Liga Extraordinária X Penny Dreadful: Nada se cria, tudo se copia

 
A TV à cabo é um verdadeiro paraíso sonhado por aqueles que querem curtir algo legal e divertido sem cair no assistencialismo barato e coisas forçadas da programação da outrora boa TV aberta. Mas, lógico que nem tudo é um mar de rosas. Existem programas ruins na TV à cabo e séries tão chinfrins que poderiam ter sido escritas pelos autores da Malhação, por exemplo.
Contudo, tem uma série que tem me tirado o sono (literalmente) e não é porque é sobre o gênero terror. Trata-se da série anglo-americana Penny Dreadful. Uma bem ousada produção da HBO (sim! a mesma emissora do arrasa quarteirão Game Of  Thrones) e que por sinal como tudo que sai de lá tem uma qualidade de texto e produção acima da média.
Só por isto, já merecia ser vista, mas também tem outros atributos além disso: A deliciosa e talentosa atriz Eva Green (300 2) e efeitos especiais e cenas de arrepiar os cabelos.Tudo correria bem na série se não houvesse um 'porém'. Por mais criativo que seja, Penny Dreadful é uma cópia pra lá de sem vergonha de uma outra obra.

Explico: Em 2003 saiu um filme pela Warner Bros que fez um certo sucesso (a onda de filmes de super heróis estava começando a esfriar devida a péssima recepção do filme Batman e Robin). Tratava-se de A Liga Extraordinária. Um filme de super heróis que reunia de forma surpreendente figuras da literatura em um universo bizarro. Tinha-se clássicos personagens como Dorian Grey (Oscar Wilde), Capitão Nemo (Júlio Verne) e Mirna Moorey (Bram Stoker) enfrentando um perigo eminente contra a Inglaterra vitoriana do século XIX.

Até o Medico e o Monstro aparecia no filme! Tudo muito louco. Mais maluquice ainda foi saber que o filme havia sido inspirado por uma hq escrita pelo genial ( e também bizarro) Alan Moore. Conhecido por suas obras quase que infilmáveis e por sua descrença nas produções hollywodianas, Moore nunca gostou de ver seus trabalhos virando filmes. Enfim, A Liga virou um filme a contra gosto dele.

Bem passado alguns anos e eis que em 2014 aparece Penny Dreadful. Produzida pelo diretor Sam Mendes (Beleza Americana) e escrita por John Logan, a série estreou depois do recesso de Game Of Thrones e chamou a atenção da crítica que elogiou a produção que se passa na Inglaterra vitoriana e pela credibilidade da interpretação do elenco.
 
Passado o vislumbre e ai se percebeu que a série da HBO reprisava os personagens e trama da Liga Extraordinária. Se não vejamos: Na série aparece Dorian Grey, Mirna Moorey e outros personagens clássicos lutando contra um mal terrível que se aproxima da Inglaterra. A única diferença da série para o filme é que não tem (ainda) o Medico e o Monstro, mas para compensar eles tem Frankenstein e seu monstro e também um lobisomem.
De toda forma não quero desmerecer a série, pois eu gosto dela e espero que dure mais alguns anos. Quem sabe com o sucesso da copia, A Liga Extraordinária não volta!?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário