segunda-feira, 20 de julho de 2015

Quando a Física aparece no Cinema


Atire a primeira pedra qual aluno não se sentiu intimidado com a matéria de Física? Sim, aquela matéria com suas formulas difíceis de lembrar na hora da prova, tudo bem, tem  alunos que também se sentem intimidados por Artes, História e Português.Contudo, as matérias que exigem raciocínio lógico como Matemática, Física e Química, parecem mais desafiadoras (para a infelicidade dos docentes das referidas matérias).

Eu, por exemplo, nunca tirei boas notas em Matemática. Só consegui tirar uma nota 9 e olhe lá (isso depois de tirar muitos zeros e 1). Pois bem, às vezes penso que não sou inteligente quando me deparo com questões que exigem formulas e números. No ensino médio a Física foi o meu 'bicho papão' junto com Química. Suava frio só em ver as provas! O professor de Física falava, falava e na minha cabeça parecia um monte de informações sem sentido.

Por não entender nada, ficava com raiva da matéria e começava a me perguntar: Para quê eu vou saber a velocidade média escalar de um objeto? Para quê saber da composição química do iodo? E os catetos da hipotenusa? Me frustava e ficava com inveja dos alunos que tiravam boas notas nestas matérias.
Porém, um dia a Física me chamou a atenção. E foi no cinema e filmes que vi na TV que tinha algo legal para saber. Todo mundo já ouviu falar de Albert Einstein, aquele velhinho de cabelos brancos e que aparecia em fotos engraçadas com a lingua para fora. Um dia eu vi um livro na biblioteca da escola e fiquei olhando o rosto dele estampado na capa. Eu pensava comigo: Einstein deve ser legal!

Peguei o livro e li. E... não entendi nada. A tal da Teoria da Relatividade passava longe da minha mente. Fiquei frustrado novamente e pensei em desistir de entender a Física. Fui para casa assistir um filme na Sessão da Tarde (naquele tempo Sessão da Tarde prestava, sabe...).  E vi então um filme que mudou a minha a vida era: De volta Para o Futuro.
Viagem no tempo com um carro maneiro, explicação sobre tempo e espaço e relatividade, tudo de forma empolgante e simples. Doc Brown me mostrou o que a Teoria da Relatividade falava e que eu não compreendia.

Daí por diante fiquei fascinado pelo assunto. Todo filme que falava sobre viagem no tempo me chamava a atenção. Efeito Borboleta foi um deles. O cara viajava no tempo para mudar os rumos de sua vida e cada mudança que ele fazia causava uma nova reação em cadeia. Os físicos como Stephen Hawkins falam o tempo todo sobre isto em suas teses.
Agora vejo Interestelar e o Homem Formiga: a discussão dos universos paralelos e a divisão total de um átomo. Muitos podem dizer que os filmes não substituem uma boa aula de um professor. Mas que ajuda a querer entender a coisa, ajuda sim!

Fora que muitos meninos e meninas depois que vêem estes filmes desejam se aprofundar no assunto e acabam virando estudantes de física e até cientistas renomados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário