quinta-feira, 23 de julho de 2015

Exposição de Arte 2015: As Faces do Surrealismo


Aproveitando os dias de recesso, volto a postar em nosso blog o que está acontecendo nos principais museus e galerias de nossa Brasília. Tanto no Museu Nacional da Republica, quanto na Caixa Cultural estão ocorrendo exposições muito boas e que merecem ser prestigiadas por todos os moradores (aproveite e leve sua namorada (o)  e seus familiares para apreciar as obras).
Para exemplificar e estimular resolvi falar das duas exposições que estão ocorrendo na Caixa Cultural, por um único motivo: são obras SURREALISTAS!!!!

Muitos já perceberam que eu adoro este movimento artístico e como ele me inspira a fazer meus trabalhos. Por isto, fiquei feliz em saber que poderia ver de perto os trabalhos do pintor catalão Joan Miró. E por tabela conhecer um artista brasileiro que eu não sabia ter trabalhos tão incriveis: Darcílio Lima.
Para começar a exposição de Juan Miró não possui nenhuma de suas pinturas conhecidas. Na verdade a exposição é toda composta por esboços e gravuras de trabalhos inéditos (trabalhos que foram catalogados e que nunca foram vistas pelo público antes).

Para os que não conhecem os trabalhos de Joan Miró, ele é considerado um dos maiores expoentes do Surrealismo ao lado de Salvador Dalí e Max Ernest. Toda as suas obras que são tratadas como oníricas são fruto de um minucioso estudo de formas e figuras que começam a ser abstraídas até se tornarem grafismos quase infantis (para muitos vai fazer lembrar ideogramas e até arte rupestre). Confesso que antes da exposição eu não gostava dos trabalhos de Miró (eu os achava simplista demais perto do arrojo do Dalí, só para comparar). Mas me enganei e agora farei muitos estudos sobre o seu trabalho.

Já a exposição do Darcíclio Lima... eu me senti como se estivesse em meu ateliê. Quando me deparei com seus desenhos feitos a bico de pena e cheio de rachuras e detalhes pensei comigo: é este o tipo de trabalho que quero fazer!

Talvez o nome de Darcílio não lhe traga nenhuma obra em sua memória. Nem na minha. Para a falar a verdade conheci o trabalho dele nesta exposição. Cearence de Cascavel, Darcílio começou como paisagista e logo estava envolvido com a pintura ainda nos anos 60. Lá pelas tantas, vai para o Rio de Janeiro e começa a fazer desenhos e gravuras inspirados no onírico e erótico. Considerado pela crítica na época como um artista antiquado, seus trabalhos fizeram um relativo sucesso. Contudo, o artista acabo caindo no esquecimento e falece em 1991, depois de um acidente que lhe deixou em coma.

Depois de sua morte suas obras começaram a chamar a atenção de críticos internacionais e seus trabalhos começaram a ser notados e valorizados. Além do erótico e do bizarro, Darcílio coloca em evidência uma imagem da mulher que sofre privações e torturas por imposição social e religiosa.
A Magia de Miró: Caixa Cultural, SBS Quadra 4 lote 3/4, de 1º de julho a 30 de agosto.
Darcílio Lima Um Universo Fantástico: de 8 de julho a 30 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário