quinta-feira, 19 de março de 2015

A Arte de Fazer Máscaras


E aí galera do blog! Estou trabalhando na escola onde leciono mais trabalho voltado para arte visuais. No caso estou trabalhando a confecção de máscaras. No ano passado eu confeccionei uma máscara para uma encenação teatral e ficou (a meu ver) muito boa. Entusiasmado então, resolvi montar um projeto com os meus alunos da modalidade EJA.
Mostrei a eles três tipos de máscaras diferentes e como cada pode ser feita. Quem estiver afim de fazer algo com seus alunos posto aqui as imagens e tipos.

1-MÁSCARA DE PAPEL
Esta máscara como diz o nome é feita somente com papel. Para fazê-la recomendo usar um papel bastante duro como o papel criativo. Seguindo a linha do papercraft, deve-se fazer primeiro o desenho dos olhos bocas e marcação das dobraduras nas laterais da folha A4 com uma regua. Depois de todos os pontos marcados faça os recortes com tesoura e estilete. Dobre a folha ao meio para obter a simetria da face da máscara. Depois cole as laterais e por ultimo monte as sobrancelhas e a construção do nariz (sempre usando reguas) e pronto depois com outros papeis coloridos crie imagens na superfície de sua máscara
.
2-MÁSCARA DE PAPEL E BALÃO
Este método é muito conhecido mas, pouca gente sabe fazer da forma correta: pegue um balão e encha-o de ar. Em seguida cubra a superfície do balão com uma camada de cola branca e tiras de jornal. Depois da primeira camada passe mais um pouco de cola e coloque mais tiras de jornais ( crie no mínimo umas quatro camadas, pois quanto mais camadas tiver a máscara mais dura ela ficará depois de seca). Depois de seca estoure o balão e pronto já terá um molde para a sua máscara. Pinte o molde com as cores que quiser e se necessário faça os olhos vazados e com fita adesiva e papel toalha construa o nariz, o queixo, as maçãs do rosto e as sobrancelhas.

3-MÁSCARA CUSTOMIZADA
Esta máscara é a minha preferida, pois misturo as técnicas de escultura que costumo fazer: compre uma máscara branca de plástico duro e sem nenhum enfeite, depois recubra a máscara com tiras de jornal e cola branca, em seguida comece a criar os detalhes que necessitará para a máscara como as sobrancelhas e o nariz com durepox (no caso do durepox por ser um material pesado faça uma armação para o nariz com arame). Depois de seco pode pintá-lo com tinta acrílica ou com spray colorido.
Obs: tem também está máscara que fiz para uma peça de teatro feita com restos de aparelho eletrônico. Tente experimentar bastante e assim terá novas formas de fazer esta arte tão milenar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário