sexta-feira, 16 de maio de 2014

Sessão Sai Capeta: H. R. Giger, O Rei dos Monstros

O mundo do realismo fantástico e do Surrealismo perde mais que um representante do seu gênero, um gênio eu devo dizer. Faleceu no dia 12 de maio, Hans Rudolf Giger, ou simplesmente H. R. Giger. Talvez para uma pequena parcela de gente Giger não deve ser um nome familiar, porém se alguém citar alguma de suas criaturas horrendas muita gente vai dizer 'Ah! Eu conheço.'
Foi da cabeça demente deste cara (com todo respeito) que surgiu o tenebroso ALIEN, personagem principal do filme do diretor britânico Ridley Scott em 1979. O terrível alienigena de cabeça estendida, boca cheia de dentes de tubarão e cromado, virou febre entre os fãs de ficção científica. A idéia do filme 'Alien ' era levar para as telas o terror e assim criar um novo nicho. Deu certo e durante quase duas décadas muitos cineastas tentaram criar seus filmes de monstros do espaço que devoram astronautas no interior de naves escuras.
Se Ridley Scott trouxe uma nova concepção de estética filmíca para o cinema, sua contribuição seria um pouco esvaziada senão houvesse os desenhos de Giger no meio. Famoso no meio artístico por fazer um catálogo de quadros intitulado Necronomicon, suas pinturas sensuais e monstruosas chamaram a atenção de outras mídias e o fizeram fincar o pé em Hollywood.
No meio da divulgação da imagem do Alien, Giger acabou desenhando também capas de disco de bandas de rock (já falei sobre isto em uma postagem em 2011) e claro muitas contribuições ao cinema. Um de seus trabalhos populares foi a personagem do filme 'A Experiência' da década de 90. 
Com sua morte ocorrida segundo site e jornais por ferimentos de uma queda, o pintor de 74 anos de origem suiça morreria participando do último filme da série Alien 'Prometheus' e deixando milhares de fãs, assim como eu, que cresceram admirando e tendo os seus trabalhos como referência orfãos. 
Muito das pinturas e desenhos de surrealismo e fantasia que faço são claras inspirações em seu trabalho. 
Um de meus desenhos inspirado nos monstros bio mecânicos de Giger.


Nenhum comentário:

Postar um comentário