sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Projeto de Teatro 2:Fazendo Teatro de Sombras


Em outra postagem anterior estava relatando sobre um projeto de teatro envolvendo bonecos e teatro de sombras para a minha escola. Resolvi trabalhar teatro desta maneira porque nem todos os alunos tem desenvoltura ou como diria um amigo meu 'cara de pau' para encarar uma platéia. É comum as pessoas, mesmos as mais acostumadas a públicos, ficarem acanhadas e nervosas.

Assim, percebi que os alunos poderiam ficar menos temerosos se usassem um suporte para as suas interpretações. No inicio pensei em máscaras que já estava confeccionando com alunos. Porém, eu queria experimentar algo novo com eles e aí surgiu a idéia de teatro de bonecos. Dentre estes eu escolhi o de sombras por ser mais fácil de fazer.

Tendo provavelmente sua origem a mais ou menos 3000 anos, o teatro de sombra se resume a interpretações de histórias fantasiosas com o recurso de um palco pequeno (pode ser do tamanho de uma caixa de sapato ou de caixa de tv) e um papel transparente (papel vegetal). Os bonecos são feitos de cartolina ou papelão sendo sustentados pelo manipulador com um palito de churrasco ou arame.

Dependendo da criatividade do ator o boneco pode ter menbros moveis colados com presilhas ou grampos. A história pode ter dois ou mais personagens dependendo do número de manipuladores. Antes de criar os personagens deve-se primeiro criar uma sinopse ( um resumo de no máximo 10 a 15 linhas da história que será interpretada), em seguida deve-se criar as caracteristicas dos personagem ( personalidade, aspecto fisico, sexo e profissão). Depois da sinopse e de criar os personagens vem a parte mais trabalhosa da peça que é criar o roteiro teatral: o roteiro é a sinopse mais desenvolvida tendo as falas dos personagens e uma narrativa mais minuciosa sobre os eventos que ocorrerão na história.

Depois vem os ensaios e a apresentação. Uma dica legal é que os alunos não se preocupem em desenhar bem os bonecos e sim desenvolver as silhuetas. Não podemos esquecer também, de apresentar  a peça em um lugar escuro e com uma única luz direcionada atráz do palco (pode ser um spot ou uma lanterna).

Um comentário: