domingo, 27 de março de 2016

A Arte de Desenhar V: Aprendendo com Os Erros

Ola companheiros de blog! Volto com mais uma postagem sobre aprendizagem de desenho básico. Quem me acompanha há muito tempo, sabe como venho expondo as técnicas de desenhos e sua importância na formação do artista.
O título do nosso post de hoje tem tudo haver com o que irei lhes mostrar. Pois, melhor que mostrar acertos e bem mais digno mostrar os erros e assim usá-los como aprendizado. Vamos lá:
1- para o meu estudo de retrato utilizei a fotografia do ator Lazaro Ramos, pois eu gostei da expressão e pensei em retratá-la. Inicialmente eu segui os passos que qualquer artista deve fazer, primeiro cria-se um esboço e a partir dele delinear os olhos o nariz e a boca.

2- depois de utilizar um lápis H para fazer o esboço e um 2B para fazer as expressões dos olhos nariz e boca. Com um 8B e 6B trabalhei o volume e luz e sombra para dar dimensão a figura.

3- Por fim, veio a parte mais complexa do desenho que é desenhar o cabelo e a barba (desenhar barba e cabelo e tão difícil que muitos desenhistas preferem desenhar rostos femininos ou rostos masculinos jovens para não terem trabalho).


EXAMINANDO OS ERROS
*Agora vem a partir mais difícil de um artista que é admitir que o desenho não ficou bom como deveria. Para começo de conversa o primeiro erro foi o não posicionamento correto do rosto ( a maioria dos artistas gosta de desenhar pessoas de frente ou de perfil mas, o meio perfil é complicado pois, o rosto não está totalmente de lado ou de frente). Neste caso, se eu tivesse mudado a linha do nariz e dos olhos mais para a esquerda teria ficado melhor.
*O desenho da boca e dos dentes do retratado não ficou convincente ( a busca em tentar desenhar detalhes na boca acabou deixando superficial seu tivesse feito os dentes com poucos detalhes teria ficado melhor).
*A finalização da barba e do cabelo não ficou próxima da fotografia. Seu tivesse usado o 7B na barba e no cabelo talvez, teria ficado melhor. No retrato do ator a barba é mais cheia e eu não consegui transpor isto.

DESENHO EXPRESSIONISTA
Depois eu fiz uma versão expressionista da fotografia  utilizando pastel oleoso e papel rugoso A4.
Espero que os meus erros tenham esclarecido as dúvidas de quem quer utilizar os lápis e fotografias de retratados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário