sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Sessão Nostalgia: 12 Anos de Bruxa de Blair


O ano de 1999 foi marcante para o cinema. De um lado estreava nos cinemas o revolucionário Matrix ( que já postei anteriormente) e muitos filmes que na época falavam sobre o pretenso fim do mundo ( havia muitas profecias dizendo que de 2000 o mundo não passaria). Enfim, estavamos cruzando um novo milénio e nem imaginavamos o que poderia acontecer.

Nestes mesmo 1999 os filmes de horror estavam em total esgotamento de ideias. A maioria ainda tinha a velha premissa de mostrar psicopatas mascarados multilando adolescentes burros e casas mal assombradas. Faltava algo para rejovenescer o gênero que estava provocando mais risos que sustos.

Foi aí que do nada apareceu A Bruxa de Blair. Um filme que se dizia baseado em fatos reais e que foi feito por estudantes de cinema que haviam morrido depois de realizarem um documentário sobre uma entidade que estava assustando uma pequena cidade no interior dos EUA. O público lotava cinemas para assistir o pseudo-documentário e procurava na internet sites que falassem sobre o filme. Aliás, grande parte do sucesso do filme tem haver com as redes sociais que foram criadas para divulga-lo na época.

Mas o que é verdade e mentira neste filme afinal de contas? O filme foi idealizado por dois cineastas independentes (Daniel Myrick e Eduardo Sánchez) e estrelado por atores desconhecidos que usaram o proprios nomes verdadeiros para dar veracidade a fita ( Heather Donahue, Joshua Leonard e  Michael William). A cidade de Blair não existe nos mapas americanos e muito menos a lenda da bruxa. O condado de Burkittsville existe, mas o filme foi filmado em um bosque em outra cidade americana. Todos os atores estão vivos e trabalham em Holywood  fazendo filmes de baixo orçamento. O filme custou 60 mil dolares e lucrou 100 milhões nos cinemas deixando a produtora Artisan milionária.

O mais legal em Bruxa de Blair é que todo mundo caiu na peça pregada pelos diretores e ninguem ficou com raiva deles! Pelo contrário depois que o público soube que o filme era uma 'fraude' passou a fazer mais sucesso, tanto que um ano depois fizeram a continuação do filme e ainda lançaram cd´s com musicas sobre o documentário e outras bugigangas.
         
A Bruxa de Blair foi tão importante para o cinema que hoje o seu estilo é copiado a exaustão, basta assistir a Efeito Paranormal, Rec, Batalha de Los Angeles, Borat e Cloverfield para ver isto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário