domingo, 20 de março de 2011

Música: Razão e Sensibilidade


Feche os olhos. Tente se concentrar somente no que os seus ouvidos estão captando neste momento. Fique assim por dois minutos (pausa para a experiência). Ok! se você fez a experiência do silêncio, pode ter percebido que ouvimos tudo, desde a conversa dos nossos familiares, ao latido do cachorro na casa do vizinho; ou o barulho da trovoada antecipando a vinda da chuva; quem sabe um zumbido intermitente; o som dos carros automotivos...silêncio que é bom, nada!

O que prova que o silêncio é algo impossivel ou inexistente. E aí que surge a questão: O que é a música? De onde ela vêm? O que a diferencia do ruido? Muitos musicologos e outros estudiosos do som procuram definir a música como algo somente criado pelo homem. E o som emitido pelos passaros? Isto não seria música? Para os estudiosos do assunto os animais não criam regras e catalogação e nem manipulação sobre o som o que enfim, geraria a música. Os animais emitem sons que para os da sua espécie tem vários significados. Um latido de um cão pode tanto ser de ataque como de apreço pelo dono dependendo da situação. Porém, o latido do animal não consegue extrai emoções de quem a ouve como tristeza ou alegria.
     
Neste ponto a música pode fazer isso. Logicamente que o compositor terá que pensar antes como esta música provocará este ou aquele sentimento a quem  ouvir. Ele terá que escolher o instrumento, criar a melodia e a harmonia e por fim um arranjo que se transformará em uma sucessão de sons que juntos para quem ouve provoque alguma reação emocional como dor, raiva, paixão e alegria.

Você pode dizer que fica emocionado quando ouve o latido de seu cachorro de estimação, mas nem poeticamente poderia dizer que ele estaria cantando para você. A palavra música surgiu do grego Mousekê, que significa musa. Na mitologia grega as musas eram nove irmãs que eram filhas de Zeus com Mnemósine e que passavam a maior parte do tempo destraindo os deuses do Olimpo cantando e dançando.
Como filhas da memória (Mnemósine) e do deus poderoso elas tem poder sobre o individuo o que justifica o poder da música sobre nossas emoções. A música nos leva para o passado quando ouvimos um som que lembre um romance ou amigos de outrora assim como também nos leva a viajar pela imaginação para um futuro. Os gregos presavam a poesia e a música não somente como formas de intretenimento como também de sabedoria.
      
Existem musicas que nos agradam e outras que nos irritam, alguns gostam de musicas agitadas e outros de musicas mais lentas de toda forma, todo mundo gosta de musica. Um livro que recomendo para os amantes da musica é o do escritor e pesquisador Otto Maria Carpeux chamado de 'O livro de Ouro da História da Musica' da editora Ediouro de 2006. Apesar de ter um olhar ainda europeizante sobre a música ( o autor chega a dizer que somente no Ocidente é que existe música) ele consegue ainda falar de toda a trajetoria da musica que vai desde o fim da Idade Média até o surgimento da música eletrônica. Pena que ele deixou de fora o rock in roll.

Nenhum comentário:

Postar um comentário