sábado, 19 de março de 2011

Lost, CSI & Dexter = Inteligência na Tv

Está cada vez mais difícil gostar de tv aberta hoje em dia. Com a expansão da tv á cabo e a internet é praticamente impossivel gostar da programação da tv aberta: reality shows, novelas ruins, programas de culinaria, programa de fofoca...parece que estamos no fim da picada na criatividade das emissoras.
Se por um lado gastasse um milhão de reais por individuos carentes por fama e atenção que povoam os reality shows, e os programas de culinarias são fastiosos junto com programas de mundo cão onde a histeria é o prato do dia. Na contra-mão temos as séries de tv que as vezes sendo tratados como tapa buracos de programação acabam sendo muito interessantes.
 As séries americanas evoluiram e muito, basta ver Lost, Doctor House e Dexter para ver que os roteiristas e produtores estão mais criativos e monos óbvios. Por isto, resolvi listar algumas séries que mostram que a tv também pode ser inteligente e divertida:

LOST
A série Lost surgiu em 2004 e teve seu encerramento em 2010. Com seis temporadas, conta a intrigante história de um grupo de sobreviventes de um acidente aereo que caiu em uma ilha do pacifico. Criada por JJ Abrams e Jefrey Lieber, Lost pode ser considerada a melhor série dos últimos anos: tem suspense, aventura e uma trama que requer toda a concentração do público para entender o passado, o futuro paralelo e a até um mundo espiritual que abarca os personagens da misteriosa ilha. Citações a viagens no tempo e simbologias misticas são jogadas na série criando um mosaico onde nunca se sabe onde os personagens realmente estão. No ultimo episódio fica a duvida: Eles morreram no acidente aereo como insinua o capitulo final da série? Por que alguns personagens podiam viajar no tempo? A ilha realmente existia? Os personagens passaram por alguma experiencia militar secreta do governo? No dvd da série existe muitas cenas alternativas que podem responder estas perguntas.

CSI
Produzido pela rede de tv CBS, a série CSI conta o dia-a-dia de grupo de cientistas forenses do departamento de criminalistica de Las Vegas que investiga crimes misteriosos. Criado por Anhony E. Zuker surgiu em 2000 e gerou séries spin off's como CSI Miami e CSI NY. Cada caso que é investigado a equipe usa o que existe de mais moderno na criminalistica americana e ao mesmo tempo testa o senso de observação dos cientistas sobre o crime ocorrido. Personagens como Grinsom (William Petersom) fazem com que mesmo com algums exageros faça a serie parecer crível em termos de trabalhos policiais.

DEXTER
A série Dexster surgiu em 2006 pelo canal pago Showtime e no Brasil é exibida pela Rede TV nas segundas feiras. A série foi inspirada no romance do escritor Jeff Lindsay e conta a história de um serial killer que trabalha para a policia de Miami. Dexter finge ter uma vida normal: tem namoradas, é um bom vizinho e trabalha na criminalistica analisando sangue que fica nas cenas de crimes brutais. Porém, ele é um psicopata e mata criminosos e guarda partes deles em sua casa. Imagine o Hannibal Lecter trabalhando para a policia e terá uma noção deste seriado super bacana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário