sábado, 8 de agosto de 2015

A Arte e a Suposta Diferença de Gênero


Muito se discute em como as mulheres ainda não possuem um real reconhecimento na arte como os homens. Basta ler qualquer livro de História da Arte e percebe-se que todo o protagonismo artístico é direcionado para o público masculino. Para cada Artemisia, Frida Khalo e Tomie Ohtake, existem Leonardo Da Vinci, Miguelangelo, Caravaggio, El Greco, Rodin, Salvador Dalí, Picasso, Niemeyer, Pollock... é como se existisse somente uma nação de machos fazendo a arte em detrimento de poucas fêmeas!

Usar o termo macho e fêmea, pode parecer grosseria. Contudo, existe uma real verdade. Inúmeras explicações já foram utilizadas (desde de teorias evolucionistas e até psicológicas) para justificar o protagonismo masculino não somente na arte mas, também, em outras situações sociais.
Para os cientistas evolucionistas, a formação inicial dos primeiros grupos humanos explicaria tal fenômeno: os homens ficaram na obrigação de caçar e por isto, criaram as armas de ataque e defesa; como viviam em campo os homens começaram a dominar territórios e elaborar estratégias de controle e dominação. Para as mulheres ficaram a função (mais que difícil) cuidar e alimentar as crianças e cuidar do abrigo. Também, foram elas que começaram os primeiros trabalhos artísticos confeccionando potes e utensílios domésticos e estéticos.

É estranho que mais tarde essa função de confecção de trabalhos de arte ficasse associado aos homens (uma das muitas teorias seria que no período primitivo os seres humanos começaram a fazer pequenas estatuetas de figuras humanas, mais especificamente de mulheres, e para muitos seria mais natural que os homens fizessem esculturas de seu sexo oposto do que as próprias mulheres retratando a si mesmas).
As diversas estatuetas de figuras femininas seriam na verdade, uma espécie de admiração que os homens tinham pelas mulheres e até, por que não?! uma suposta idolatria.
Mesmo assim, tal teoria abriria campo para mais discussão sobre as diferenças de gêneros. Quantos cientistas não propagaram conceitos preconceituosos de que o cérebro da mulher era menor que o do homem? Depois de todos os estudos  neurológicos sabe-se que a plasticidade cerebral tanto de homens como de mulheres possuem uma mínima diferença. Todavia, essa mínima diferença ainda gera acaloradas brigas entre eles e elas.

Dizer que a mulher possui um censo de detalhe e maior característica para o emocional, enquanto o homem é mais objetivo e racional não é de todo comprovado. Existem tantos homens que usam sua sensibilidade quanto existe mulheres tão racionais. Talvez a culpa resida na formação cultural e social dos indivíduos. As crianças não nascem com conceitos simbólicos de arte. Nenhum menino sabe que a 'cor' de um homem seria azul. Há não ser quando ele cresce e percebe as cores da parede do quarto e os pais falando sobre isto o tempo todo. O mesmo ocorre com as meninas e sua obsessão à cor rosa.
Colocando um pouco de lenha na fogueira comparo dois artistas para ilustrar uma suposta diferença: se olharmos para os trabalhos da pintora mexicana Frida Khalo e Salvador Dalí, dois expoentes da pintura surrealista, vemos uma enorme diferença de como tratam do tema do sonho e o simbólico. Enquanto, Salvador Dalí realizava uma pintura extremamente técnica (fruto de estudos acadêmicos) e também cheio de repertórios na qual o próprio pintor se plagiava em suas obras de forma meticulosa (relógios derretendo e a paisagem desértica eram quase um padrão em seus trabalhos); em outro extremo, Frida Khalo pintava de forma autônoma ( seu pai era fotografo e ela pintava como um hobbie sem um estudo acadêmico como base, mesmo antes de conhecer seu futuro esposo Diego Rivera). Suas obras são emocionais, e cheia de cores escuras e linhas grossas e muitas cores fortes. Sem ter o hiper realismo como base, sua arte é mais solta e mais emocional e pura ( como a própria Frida dizia ela não era surrealista e sim, realista!).

Em suma Salvador Dalí, seria a primeira vista mais voltado para a técnica do que para o emocional e mesmo as suas pinturas mais fantasiosas seriam fruto de um estudo racional e muito, muito planejado. Enquanto Frida Khalo é mais autentica com seus sentimentos não se importando tanto com técnicas classicistas e hiper realistas. Diria até mais honesta.
Enfim, o que importa é que são obras de arte e a arte não tem um gênero!


Nenhum comentário:

Postar um comentário