segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Exposição 2013: Lan, Darel & Acervo da Caixa

Nem bem voltamos a rotina do trabalho diário, e temos o feriado de Carnaval bem na nossa frente. Como de costume alguns festejos populares causam uma certa controvérsia: tem aquela galera que reclama dos festejos carnavalescos e outros que o adoram.
No fim o que fica é o descanço, já que ninguem em si reclama de mais uma boa semana fora do trabalho! Para os que não vão atrás dos blocos, temos atrações aparte bem interessantes. Uma delas é visitar as galerias de arte de Brasília que estão apresentando ótimas exposições. Mais precisamente, falarei de três exposições que estão ocorrendo na Caixa Econômica:
 
Simplesmente Lan
de 22 de janeiro a 10 de março
Nete periodo de Carnaval vale apena ver as charges e ilustrações do desenhista italiano Lan. Morando desde os anos 50 no Rio de Janeiro, Lanfranco Aldo Ricardo Cortellini Rossi Rossini (ufa!), utiliza o diminutivo Lan para ser conhecido por suas crônicas visuais sobre os morros cariocas. A sua visão de estrangeiro que se vislumbra com o exótico, mostra uma obra que corteja a beleza da mulher brasileira e a fusão do humor tipico de nosso país. fanático pelo Carnaval e pela gremiação da Portela, Lan utiliza sua técnica de caricaturista para registrar o dia a dia dos carnavalesco e retratos bem humorados de personalidades  importantes como Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara e o icônico Cartola.
 
Darel, de Corpo Inteiro
de 23 de janeiro a 10 de março
A exposição do artista pernambucano Darel (Darel Valença Lins) reuni um acervo do artista que mistura técnicas variadas que vão de colagens, litogravuras, aquarelas e desenhos á lapis. No geral seus trabalhos são resutados de técnicas mistas e por si mesmo são interessantes. Depois de viver dois anos na Europa e de ter contato com artistas que lhe influenciaram no modernismo e até em elementos surreais e expressionistas, Darel passou a criar temas que vão do erótico ao inusitado com elementos que ora lembram cidades e outras máquinas. A maior parte do seu acervo vem dos anos 1960 até a década de 1990.
 
Sorte da Arte
12 de dezembro de 2012 a 3 de março de 2013
Quando se fala em Caixa Econômica nao há como não associar a loteria esportiva. Milhoes de brasileiros apostam no desejo de ganhar o grande prêmio da Sena, Loto ou a Mega Sena. Foi desta constatação que suirgiu a exposição do acervo intitulado Sorte da Arte. Responsável por guardar um grande acervo de importante artistas brasileiros, a Caixa coloca para o público obras de Antõnio Poteiro, Glênio Bianchetti, Francisco Rebolo Gonçalves... as obras são divididas por temas: independência, carnaval, festa junina e inconfidência.
Todas as  exposições ficarão no endereço: SBS Quadra 4 lote 3/4, sempre aberto de terça a domingo das 9:00 até as 21:00.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário