sábado, 23 de fevereiro de 2013

Os Inventores Anônimos


Aproveitei mais um final de semana para ver o que acontecia nas galerias de arte de Brasília. Saí de casa já disposto a ver a falada exposição do artista chinês Cai Guo-Qiang. Muitos podem não conhece-lo ou ter dificuldade para pronunciar o seu nome, porém o cara é conhecido por seus trabalhos com cenográfia.
Um dos seus trabalhos mais conhecidos foi quando desenvolveu o espetáculo da abertura dos jogos olimpicos de Pequim.

Depois ganhou inumeros prêmios internacionais e condecorações e grandes exposições nos maiores museus do mundo (já recebeu, inclusive um Nobel, por seus trabalhos artisticos). Por muito tempo ele ficou conhecido por usar a polvora como suporte para seus trabalhos ( coisa que começou a fazer quando estudou no Japão na década de 80). São vários painéis de desenho feito com material explosivo e que impressionam como são realizados.
Para Cai Guo-Qiang a ideia de trabalhar com a polvora tem haver com a antiga tecnologia desenvolvida pela China como meio de valorizar a sua cultura milenar. Com o mesmo intuito ele fez a exposição chamada de 'Da Vincis do Povo', onde ele andou por toda a China para conhecer inventores anônimos que vivem em comunidades rurais e urbanas.
Ele descobriu como ele define "verdadeiros gênios" que sem muito estudo acadêmico ou dinheiro, criaram em suas casas aviões, robôs e outras máquinas com sucata ( e ainda funcionam)! Nesta exposição pude conferir um robô que pinta como o artista americano Jackson Pollock, um cachorro mecânico em referência a Joseph Boyais e um robô que puxava uma carroça (todos construidos por camponeses e pessoas comuns). 

Das obras mais interessantes estão aviões e submarinos construidos em tamanho gigante e até naves espaciais concebidas por 'professores pardais' de garagem. Qual foi a minha alegria ao ver estas obras, pois sou entusiasta da robótica e de trabalhos de baixa tecnologia ( não faz muito tempo e postei neste blog o robô eletrico que construí em casa). Se eu podesse gostaria de ter participado da exposição do Cai Guo-Qiang.
A exposição 'Da Vincis do Povo', ficará de 05 de fevereiro até 31 de março de 2013, no CCBB (Setor de Clubes Sul). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário