sexta-feira, 8 de junho de 2012

A Arte e o Dia dos Namorados


Estava eu indo para casa depois de um longo dia de tarefa quando encontrando um dos meus alunos na parada de ônibus ele me perguntou: Professor que dia se comemora o 'Dia dos Namorados'?
Por incrivel que pareça eu não lembrava desta data, aliás os Dia dos Namorados sempre me passou despercebido. Não é que eu seja imprudente com a pessoa que esteja comigo, mas é que eu costumo sair com a amada contantemente e sempre procurei dar alguns presentes sem me preocupar com uma data especifica para demonstrar carinho ou afeição.

Se você está disponivel e sempre presente para a pessoa acaba tendo a impressão que o Dia dos Namorados é todo dia. O mesmo ocorre com o Dia das Mães, Dia dos Pais. Quantos filhos somente presenteiam as mães no mês de maio? Quantos filhos somente abraçam os pais e dizem 'eu te amo' para ele no mês de agosto?


Enfim, para aproveitar o mês de junho vasculhei o tema do amor no mundo das artes e encontrei casos emblemáticos de romances de personalidades famosas do mundo artistico:
-A desolação amorosa de Van Gogh, que o levou a decepar a sua orelha direita por não ter seu amor correspondido por uma prostituta;
-Os casos amorosos e torridos de Pablo Picasso com a depressiva fotografa Dora Maar e o caso de suicidio de Marie Thérese, de 15 anos, que era louca pelo pintor espanhol;
-As idas e vindas dos artistas mexicanos Frida Khalo e Diego Rivera: Ela havia sofrido um terrivel acidente quando jovem e ele era uma celebridade no mundo artistico mexicano. Se casaram e viveram um amor intenso e cheio de traições e aventuras;
-A briga de egos e amor destrutivo de Camile Claudeu e Rodin, que levou a escultora a passar os seus últimos dias no sanatório em Paris;
-O amor criativo e 'canibal' de Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade eclodindo na Semana de 22;
-A poesia triste de amor perdido de Cruz e Souza por sua amada falecida e que inaugurou a poesia simbolista no Brasil;
-O amor não consumado de Romeu e Julieta na mais famosa peça de Shakspeare;
-O amor desoluto que levou Dante para o Inferno em nome de Beatriz.
Tantas histórias de amor...Dedico esta postagem a uma pessoa muito especial. Feliz Dia dos Namorados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário