sábado, 30 de junho de 2012

Exposição 2012: "ÍNDIA!"


As ferias de julho já estão bem perto e para aqueles que vão ficar na cidade para descançar vou sugerir uma visita a uma das melhores exposições até agora. Trata-se da exposição intitulada de "INDIA!" e que esta ocorrendo no CCBB.
Esta exposição ficará em Brasilia de 22 de maio até 29 de julho, sempre das terças aos domingos a partir das 9h às 21h. O endereço é: SCES, trecho 02.

Nesta exposição poderemos conferir todo o explendor da cultura milenar indiana com obras que datam de 200 anos a.C. A arte do povo indiano dialoga com o seu dia a dia com tapeçarias e utensilios domesticos de grande valor estético feito com materiais como o bronze.

Também na exposição poderão apreciar a rica teologia dos povos asiáticos com as estatuas de Buda, divindade Ganesha, divindade Shiva e Vishnu além de outras deidades do rico panteão do hinduismo, budismo e jainismo feitos de terra cota, rocha e jade.
Para a nossa surpresa poderemos também constatar o contato que as culturas muçulmanas e cristã tiveram no povo indiano e como este impacto de choque culturais reflete em obras hibridas que misturam arabescos, figuras cristãs de marfim e imagens de heróis e divindades hindus.

Outros trabalhos interessantes são os bonecos de fantoche e o teatro de sombra e inumeros registros fotográficos que mostram desde o olhar estrangeiro aos proprios indianos a sua visão particular de sua vida social.

Enfim, para os que desejam ter contato com um rico material etnográfico esta exposição é perfeita. Ainda mais que existem também obras e instalações de artistas atuais o que provoca uma reflexão sobre um povo que tenta manter suas raízes e ao mesmo tempo dialogar com o mundo globalizado. Vale apena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário