quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Artistas Negros: Fazendo a Diferença

Depois de curtir um feriadão de Carnaval estou de volta. Aproveitando ainda um pouco desta festa popular que tem uma grande participação da comunidade negra, resolvi trazer para vocês alguns nomes do mundo artistico brasileiro e do exterior. Geralmente as pessoas associam aos negros a capacidade para o esporte ou de trabalhar bem o lado musical. Mas será que nós negros não temos representantes em outras areas como a literatura, a ciência e a pintura? Assim como eu fiz com uma postagem toda dedicada as mulheres artistas, também resolvi procurar o nome de artistas afros que não são citados nos livros de história da arte com ênfase. Espero mais uma vez, estar dando contribuição e valorização maior as diferenças seja de raça ou sexo.

Aleijadinho
Antonio Francisco Lisboa (1738-1814) é de longe o nosso maior representante no quesito escultura. Nascido em Ouro Preto e filho de um arquiteto português e uma escrava, Aleijadinho (apelido recebido devido uma doença que provavelmente seria a Lepra, que o multilou) começou como entalhador das principais igrejas de Minas Gerais, depois passou ele mesmo a trabalhar com esculturas feitas de pedra sabão e como arquiteto na concepção das edificações sacras. Suas obras são de um estilo barroco que em muito difere do que se tinha referência ( A Italia). Suas obras como os doze profetas são maravilhas ao ar livre.

Henry O. Tanner
Henry Ossawa Tanner (1859-1937) foi um artista afro americano filho de um pastor metodista e de uma escrava e teve uma boa formação familiar e social e assim, mesmo a contra gosto dos pais, foi estudar na Academia de Belas Artes da Pensilvania. Teve como professor novos visionarios da arte norte-americana como Thomas Eakins. Devido o racismo e a não aceitação de suas obras foi para Paris onde teve contato com os trabalhos de Coubert. A partir daí sua obra virou referência para o realismo na América.

Benedito José Tobias
Nascido em São Paulo Benedito José Tobias (1894-1963) pintou uma obra voltada para o mundo afro descendente da decada de 30 e 40. seus retratos possuem um toque impressionista e ao mesmo tempo com elementos do realismo (mostrando o dia a dia dos negros). Depois seus trabalhos cairam no esquecimento, será por que ele era afro?

Bispo do Rosário
Figura emblemática do mundo artistico Bispo do Rosário (1909-1989) nasceu no Sergipe e foi marinheiro (um dos temas recorrentes em suas obras são navios construidos de sucata). Depois de passar por momentos alucinatórios foi internado no sanatório Pedro II. Com delirios paranóicos dizia que falava com Deus e que estava se preparando para o Juízo Final. Uma de suas obras mais conhecidas é o 'Manto da Apresentação'. Muitos criticos não consideram seus trabalhos artisticos, outros o consideram um duchampiniano.

Paulo AF
Não é para ser metido, não...mas como afro descendente me coloco nesta lista. Ainda tenho muito o que aprender ainda, contudo quero mostrar que nós negros podemos destacar em outras areas além do futebol ou da música. O meus estilo é mais para a ilustração.

Um comentário:

  1. muito obrigada pela matéria interessantíssima!!!! difícil achar artistas plásticos negros.

    ResponderExcluir