sábado, 25 de fevereiro de 2012

Grafite: O Paradigma da Arte



Não existe algo mais emblemático e controverso no mundo das artes do que o grafismo ou Grafite. Percebi como professor,que tenho diversos alunos que adoram esta arte, mas também percebo que muitos deles não sabem de onde este tipo de arte veio. Erroneamente muita gente pensa que o grafite surgiu nos EUA com  o movimento hip hop do inicio da década de 80.

De certa forma os discos de rap e o capitalismo e os meios de comunicação de consumo de mass media dão o credito aos norte americanos, porém se estudarmos a trajetoria deste estilo de arte veremos que sua origem remonta aos primordios da antiguidade classica na Roma Antiga e mais ainda, as pinturas murais que surgiram no Egito até o muralismo mexicano em 1920.

Os povos antigos usavam os muros de seus palacios e templos para passarem a mensagem seja de adoração a uma divindade ou de submissão ao rei com desenhos e pinturas. Os egipicios, por exemplo, usavam a lei da frontalidade e os hieroglifos para registrarem as façanhas dos faraós e seu culto da morte.
Mais tarde na Roma Antiga irão surgir os murais voltados para criar o tromp'loel e imagens de adoração aos deuses como Baco e os feitos do heróis como Hercules e  diversos rituais.

A pintura mural depois voltará a ser moda na Renascença com os afrescos feitos por pintores como Rafael Sanzo, Botticelli e o mais famoso deles Michelangelo. O processo de decoração nesta época consistia em desenhar as marcações da figura na parede e depois com um molde feito em tecido machetado por cima de uma camada de gesso ainda humida colocada por cima da parede.
 
Posteriormente a pintura mural somente teria uma função social (no sentido critico do termo) com os artistas mexicanos em 1920. José Clemente Orozco e Diego Rivera serão os grandes expoentes desta fase da pintura mural. Os seus trabalhos consistiam em retratar o cotidiano dos povos pobres e na maioria das vezes um critica as autoridades (especialmente aos paises ricos que exploravam as colonias, ecos do movimento comunista absorvido por estes pintores) e que tomavam os muros de escolas, igrejas e todo lugar publico que podesse ser visto.

Esta visão critica migraria posteriormente para as pichações e o grafite feito nos EUA. Um dos fatores responsaveis por essa divulgação na america do norte foi a crescente comunidade latina que se abrigou em cidades como Brooklin na California (berço do hip hop). Na decada de 70 o grafite teria seu primeiro reconhecimento como arte através dos trabalhos de Jean-Michel Basquiat. Morto aos 28 anos devido o consumo de drogas, Basquiat foi o primeiro grafiteiro a ficar rico com este tipo de arte até então marginalizada e vista como depredação de patrimônio público.

No Brasil os irmãos Otavio e Gustavo Pandolfo, vulgo os Gêmeos, se tornaram referencia nografite nacional e internacional com obras expostas nas galerias da Europa e EUA. Seus grafites são caricaturais e com um traço único que foge de um padrão que as vezes parece se repetir entre os grafiteiros.

Atualmente o grafite tenta novas ousadias visuais com o 3D e focar em outros temas além do ja costumeiro critico social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário